Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envolvida em polêmica de gênero, boxeadora Lin Yu-ting é ouro em Paris 2024

AFP
Lin Yu-ting venceu a polonesa Julia Szeremeta, de 20 anos
Lin Yu-ting venceu a polonesa Julia Szeremeta, de 20 anosAFP
A boxeadora taiwanesa Lin Yu-ting venceu neste sábado (10) a final dos 57 kg em Paris 2024,o que faz com que as duas pugilistas que estiveram envolvidas numa polêmica de gênero nestes Jogos conquistassem a medalha de ouro em suas categorias.

Lin, de 28 anos, derrotou a polonesa Julia Szeremeta, de 20, por decisão unânime no ringue da quadra central de Roland Garros, onde o público aplaudiu sua vitória.

Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos no Flashscore

A taiwanesa e a argelina Imane Khelif foram alvo de críticas ao longo do torneio por parte de algumas rivais e políticos conservadores como Donald Trump, que pediram a sua saída dos Jogos porque no ano passado não passaram num teste de elegibilidade de gênero no Mundial Feminino.

Taiwanesa superou turbulência extra-ringue para faturar o ouro
Taiwanesa superou turbulência extra-ringue para faturar o ouroFlashscore / Enet Pulse

Um dia depois da vitória de Khelif na final dos 66kg, Lin também teve a oportunidade de conquistar seu primeiro título olímpico.

A alta boxeadora taiwanesa começou a luta mantendo distância de Szeremeta e aproveitando o fato de que, por ser dez centímetros mais alta, seus braços podiam alcançar a oponente à distância.

Veja detalhes da vitória de Lin Yu-Ting sobre Julia Szeremeta

A taiwanesa levou uma ligeira vantagem no primeiro assalto o que lhe deu confiança para travar diversas trocas intensas de golpes com sua jovem adversária.

Szeremeta, que nas semifinais surpreendeu a filipina Nesthy Petecio, vice-campeã de Tóquio-2020, se desesperava diante do jogo certeiro de contragolpes de Lin.

A polonesa tinha a obrigação de reverter sua desvantagem no último assalto e causou uma breve queda de Lin, mas a taiwanesa soube se livrar dos problemas e ficar fora do alcance de Szeremeta.

Como havia ocorrido nas três lutas anteriores, Lin foi declarada vencedora pelos cinco juízes.