Brasil domina vôlei de praia no Pan e leva ouro no masculino e no feminino
Ana Patrícia Silva e Duda Santos venceram no feminino ao derrotar a dupla canadense composta por Brandie Wilkerson e Melissa Humana-Paredes por 2 sets a 0, com parciais de 22-20 e 21-18. Depois foi a vez de André Loyola e George Soto sofrerem até o último suspiro diante dos cubanos Francisco Cutiño e Juan Rossel para vencer por 2 sets a 1, com parciais de 21-12, 19-21 e 15-13.
Ponto a ponto
Ana Patrícia e Duda, primeiras no ranking mundial da modalidade, confirmaram o favoritismo em uma partida mais disputada do que o esperado. A dupla canadense, quinta colocada no ranking, disputou ponto a ponto na final do Pan e inclusive ficou à frente do placar em diversas ocasiões.
Mas uma arrancada final das brasileiras no segundo set tirou as chances das canadenses de serem campeãs pela primeira vez. Apesar de tudo, elas conseguiram subir ao pódio do Pan-Americano pela primeira vez na história.
Drama até o fim
Mais disputada ainda foi a final masculina, com o Brasil suando muito para vencer a dupla de Cuba que foi crescendo à medida que a partida avançava. A dupla brasileira faturou o primeiro set por 21 a 12 e parecia que venceria facilmente a final.
Cuba queria repetir a vitória obtida nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003, o único ouro até então, quando a dupla formada por Francisco Álvarez e Juan Rossell derrotou os brasileiros Luizão Correa e Paulo Emilio Silva.
Embora mais uma vez tenham largado atrás no placar, os cubanos foram aos poucos reagindo e venceram o segundo set. A dupla cubana chegou até o fim com chances. No entanto, no ponto decisivo, os cubanos bateram para fora e deram a vitória aos brasileiros.
As medalhas de bronze foram para os chilenos Esteban e Marco Grimalt, que não conseguiram defender o ouro conquistado em Lima 2019. E no feminino para as americanas Nicole Quiggle e Sarah Murphy.