Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil é o país que mais exporta jogadores no futebol mundial

Rodrygo, atacante da Seleção que joga na Espanha
Rodrygo, atacante da Seleção que joga na EspanhaVitor Silva/CBF
O Brasil é o principal exportador de jogadores de futebol no mundo, segundo análise do instituto suíço CIES divulgado nesta segunda-feira (13).  

Há nesta temporada 1.338 futebolistas brasileiros espalhados por mais de 100 ligas do planeta. O número é 6% maior do que há quatro anos.

A França é o segundo país que mais exporta atletas, com 1.091 expatriados mundo afora em 2024. O terceiro no ranking é a Argentina, que tem 995 argentinos fora de sua nação de origem.

Para onde vão os brazucas?

Mesmo com uma queda de 14% desde 2020, Portugal continua sendo o principal destino dos brasileiros, com 204 atletas no momento em suas três primeiras divisões.

O Japão é o segundo maior destino do "pé de obra" do país pentacampeão mundial (74 atletas).

As ligas que mais aumentaram a importação de brasileiros no último quadriênio foram a da Coréia do Sul (118%), a da Rússia (113%) e a dos Estados Unidos (69%).

O país que mais perdeu brasileiros no período foi a Itália (-24 atletas, uma diminuição de 37%).

Endrick vai engrossar a lista de brasileiros atuando fora do Brasil
Endrick vai engrossar a lista de brasileiros atuando fora do BrasilCesar Greco/Palmeiras

Porcentagem de gringos aumenta

Atualmente, os jogadores estrangeiros representam em média 24,3% do elenco dos clubes no mundo. Na Europa, essa porcentagem sobe para 29,3%, enquanto na América do Sul é de apenas 11,7%.

De 2020 para cá, o número de jogadores atuando fora de seu país aumentou em quase 20%. A América do Sul foi o continente com maior acréscimo de gringos em suas ligas (+42%).

A Argentina encabeça a lista de estrangeiros nos times sul-americanos (518 jogadores), seguida pelo Uruguai e pela Colômbia

Cada vez mais argentinos também estão se mudando para o Brasil (+32) e Uruguai (+24), enquanto houve um declínio significativo no México (-24). 

Com 946 jogadores, a França fornece o maior contingente de estrangeiros aos clubes das 83 ligas europeias pesquisadas, à frente de Brasil e Inglaterra

Em todo o planeta, os países cujas exportações de atletas mais cresceram foram Nigéria (+103 jogadores), Japão (+82) e Estados Unidos (+54).

A análise abrange 135 ligas em todo o mundo de 1º de maio de 2020 até o mesmo dia de 2024.

Veja aqui o relatório completo.