Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil finaliza Jogos Paralímpicos em 5º lugar no quadro de medalhas pela 1ª vez

Fernando Rufino conquistou o ouro na classe VL2 da canoagem masculina
Fernando Rufino conquistou o ouro na classe VL2 da canoagem masculinaElsa/Getty Images Europe/Getty Images via AFP
O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 alcançando mais uma marca histórica, após quebrar seus próprios recordes de pódios e de medalhas de ouros numa mesma edição.

Com duas medalhas douradas conquistadas neste domingo (8) a delegação brasileira garantiu o inédito 5º lugar no quadro de medalhas, seu melhor desempenho na história do evento.

A China terminou em primeiro lugar, com 94 medalhas de ouro, bem à frente da segunda colocada Grã-Bretanha (49) e dos Estados Unidos (36).

A delegação chinesa terminou no topo da classificação dos Jogos Paralímpicos em todos as edições desde Atenas 2004.

Fernando Rufino na classe VL2 da canoagem masculina e Tayana Medeiros na categoria até 86kg no halterofilismo feminino subiram ao lugar mais alto do pódio na capital francesa enquanto Igor Tofalini conquistou a prata também na classe VL2 da canoagem.

Com esses resultados, o Brasil superou a Itália em um ouro e encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 com um total de 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Até então os melhores desempenhos haviam sido nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e em Tóquio 2020, com 72 medalhas em ambos, sendo que o recorde de ouros havia sido alcançado na capital japonesa (22).