Brasil tem superação na esgrima, quase de Cachorrão e mais no dia 1 das Olimpíadas
O Flashscore separou os principais destaques do chamado dia 1 da disputa olímpica, uma jornada que se estenderá até o próximo 11 de agosto lado a lado com os competidores brasileiros. Não foi um dia de medalhas, mas não faltaram histórias.
Saiba tudo sobre as Olimpíadas no Flashscore
Confira abaixo:
Natação
Esperança de medalha para o Brasil em Paris, o nadador Guilherme Costa, o Cachorrão, terminou em quinto lugar na final dos 400m livre. Ele ficou a 26 centésimos do pódio ao registrar o tempo de 3:42.76, seu recorde pessoal e sul-americano.
Para se ter ideia de como a prova vencida pelo alemão Lukas Maertens foi forte, Cachorrão teria sido medalhista em todas as outras Olimpíadas no século.
Sétima colocada na final dos 400m livre feminino, Mafê Costa fez história. Uma mulher brasileira não disputava a decisão de uma das provas mais fortes da natação há 76 anos. A última aparição veio com Piedade Coutinho, em Londres-1948.
Surfe
Os surfistas brasileiros Gabriel Medina e João Chianca, o Chumbinho, se classificaram às oitavas de final da disputa olímpica no Taiti, na Polinésia Francesa. Eles lideraram suas respectivas baterias e prosseguem na disputa. Medina é apontado como um dos candidatos ao ouro ao lado do norte-americano John John Florence.
Esgrima
Um dos momentos mais marcantes do dia 1 dos Jogos Olímpicos veio na esgrima. A atleta brasileira Nathalie Moellhausen foi eliminada pela canadense Ruien Xiao, de apenas 16 anos, por 15 a 11. Durante o embate, a esgrimista passou mal e precisou receber atendimento médico.
Ela conseguiu recobrar suas forças e permaneceu na disputa até o fim. Depois da eliminação, foi revelado que o motivo de uma lombalgia persistente nas últimas semanas é um tumor benigno no cóccix de Nathalie. A atleta já possui cirurgia marcada na próxima semana.
Canoagem
A brasileira Ana Sátila teve um saldo bastante positivo no primeiro dia de sua quarta participação olímpica. Na prova da canoagem slalom K1, debaixo de chuva e frio, ela garantiu vaga nas semifinais já na primeira de duas descidas com o tempo de 98s83.
Vôlei masculino
A Seleção Brasileira masculina de vôlei foi derrotada pela Itália na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris. Os europeus levaram a melhor em um acirrado duelo, que terminou por 3 a 1, com parciais de 25-23, 27-25, 18-25 e 25-21.
Basquete masculino
O Brasil perdeu para a França por 78 a 66, no Stade Pierre-Mauroy, em Lille, na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris. Apesar de um ótimo primeiro quarto e um princípio de reação na etapa final, a Seleção não conseguiu parar os donos da casa, que contaram com uma grande atuação do astro Victor Wembanyama, autor de 19 pontos e nove rebotes.
Vôlei de praia masculino
O Brasil começou com o pé direito sua participação no vôlei de praia masculino nas Olimpíadas. A dupla formada por André e George passou bem pelos marroquinos Mohamed Abicha e Zouheir Elgraoui por 2 a 0, com parciais de 21-18 e 21-10.
Skate e tênis adiados
O sábado de competições em Paris começou com o adiamento da prova do skate street masculino, transferida para a manhã da próxima segunda-feira (29), horário do Brasil. As chuvas em Paris impossibilitaram a disputa, que conta com a presença de três brasileiros: o medalhista de prata em Tóquio, Kelvin Hoefler, além de Giovanni Vianna e Felipe Gustavo.
A chuva também adiou as estreias de Bia Haddad e Laura Pigossi, no individual, e também de Luisa Stefani, que vai jogar as duplas ao lado de Bia. As quadras descobertas no complexo de Roland Garros não possuíam condições devido às condições climáticas.
Outros esportes
O ginasta Diogo Soares mostrou regularidade nas provas do individual geral da ginástica artística e estará na grande final olímpica, na próxima quarta-feira (31). O mesmo não se pode dizer de Arthur Nory, que falhou no movimento mais difícil de sua rotina na barra fixa e deu adeus à disputa olímpica.
No tênis de mesa, o Brasil está eliminado na disputa das duplas mistas dos Jogos Olímpicos de Paris. Vitor Ishiy e Bruna Takahashi perderam para os espanhóis Álvaro Robles e Maria Xiao por 4 a 2, nas oitavas de final.
Já no Remo Skiff, os brasileiros Lucas Verthein e Beatriz Tavares se classificaram para a próxima fase da disputa olímpica. No judô, o Brasil acabou não tendo nenhum atleta disputando medalha na abertura da modalidade em Paris. Michel Augusto foi eliminado nas oitavas de final, enquanto Natasha Ferreira foi eliminada na estreia para uma das favoritas de sua categoria.