Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil vence Paraguai e fecha primeira fase do Sul-Americano sub-20 na liderança

Stênio fez o gol de empate, que abriu caminho para a virada brasileira
Stênio fez o gol de empate, que abriu caminho para a virada brasileiraRafael Ribeiro / CBF
Brasil e Paraguai entraram em campo, em Cali, na Colômbia, nesta sexta-feira, já classificados para o hexagonal final do Sul-Americano sub-20. Em jogo equilibrado, o Brasil começou atrás mas conseguiu impor sua qualidade para virar e vencer por 2 a 1, quebrando a invencibilidade do adversário. O time verde-amarelo fecha a primeira fase na liderança do grupo com três vitórias e um empate.

O fato do Brasil entrar em campo já classificado fez o técnico Ramon Menezes preservar algumas peças e observar seus substitutos. O Brasil se deu ao luxo de preservar mais da metade dos titulares e encontrou dificuldades diante de um Paraguai bem organizado e atento para aproveitar os erros do time verde-amarelo.

Brasil teve trabalho principalmente no primeiro tempo
Brasil teve trabalho principalmente no primeiro tempoRafael Ribeiro / CBF

Nomes importantes como do meia Andrey e do atacante Vitor Roque não estiveram entre os titulares, sendo preservados para o momento mais decisivo. 

No primeiro tempo, o Paraguai soube aproveitar bem os espaços que o Brasil cedeu. Era na base da velocidade que as principais jogadas do time guarani aconteceram. Logo na primeira, aos 21 minutos, Kevin Pereira aproveitou, na ponta direita, um longo lançamento. Ele dominou já colocando na frente, ganhou de Kaiki Bruno, entrou na área e bateu. A bola desviou em Jean para dificultar a ação do goleiro Kaique

Brasil aproveitou classificação para preservar titulares na rodada final da primeira fase
Brasil aproveitou classificação para preservar titulares na rodada final da primeira faseRafael Ribeiro / CBF

Confira os resultados do Sul-Americano sub-20

Com a bola no pé, o Brasil tinha dificuldade na criação, batendo de frente com a boa organização paraguaia, que se fechava bem no meio e na sua última linha com cinco homens. Kevin Pereira quase fez 2 a 0 em jogada parecida com a do primeiro gol.

Depois de Jean acertar a trave, de cabeça, aos 28 minutos, o Brasil encontrou o empate. Em jogada forçada pelo meio, Stênio lançou em profundidade e acompanhou a jogada. A zaga do Paraguai rebateu pra frente e o próprio meia do Cruzeiro chegou para bater de primeira e deixar tudo igual. 

Confira como foi Brasil x Paraguai

No segundo tempo, o Brasil melhorou e virou aos 9 minutos após cobrança de escanteio de Pedrinho. A boa batida traiu o goleiro paraguaio, que errou no tempo de bola. Ronald aproveitou para cabecear para o gol vazio e deixar o Brasil na frente. 

Sem os mesmos erros defensivos, os sustos não aconteceram e o caminho pra vitória ficou mais fácil, dando chance para novas rotações do elenco, já pensando na próxima fase. 

Brasil encara o terceiro colocado da outra chave na estreia do hexagonal
Brasil encara o terceiro colocado da outra chave na estreia do hexagonalRafael Ribeiro / CBF

Hexagonal final

No Grupo A, a Colômbia também avançou, com a Argentina ficando pelo caminho. Na Chave B, o Uruguai já está garantido na fase seguinte, com os outros dois brigando por vaga neste sábado, com Equador e Chile sendo os principais candidatos. 

Na próxima fase, os seis times se enfrentam entre si em turno único com os quatro melhores se classificando para o Mundial da categoria, que vai acontecer na Indonésia entre 20 de maio e 11 de junho. 

Os três primeiros colocados também garantem vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, marcados para acontecer entre 20 de outubro a 5 de novembro. Muitos dos atletas desta seleção têm tudo para representar o Brasil na Olimpíada de 2024, em Paris, caso o Brasil confirme presença na capital francesa. 

Stênio aproveitou bem oportunidade no time titular do Brasil
Stênio aproveitou bem oportunidade no time titular do BrasilRafael Ribeiro / CBF