Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasileirão Feminino 2023: conheça os favoritos e saiba tudo sobre o torneio

Santos e Flamengo abrem o Brasileirão 2023
Santos e Flamengo abrem o Brasileirão 2023CBF
A 11ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol começa nesta sexta (24) e promete ainda mais emoção e audiência do que em 2022. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o torneio deste ano.

A Série A conta novamente com 16 equipes que se enfrentarão em turno único. As oito melhores se classificam para o mata-mata.

O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, e assim por diante. Os jogos a partir das quartas de final serão de ida e volta, e as equipes de melhor campanha na primeira fase decidem em casa.

Datas

Primeira fase: de 24 de fevereiro até 16 de junho

Finais: 10 e 17 de setembro

A CBF ainda não fechou as datas exatas das últimas cinco rodadas da fase de pontos corridos, que devem ocorrer entre 12 de maio e 12 de junho. As quartas de final estão previstas para acontecer entre 16 e 26 de junho, e a janela da semifinal é entre 26 de agosto e 3 de setembro.

O campeonato vai pausar entre 10 de julho e 20 de agosto por conta da Copa do Mundo.

Confira a tabela da Série A Feminina 2023

Timão já venceu um título no ano
Timão já venceu um título no anoCBF/GazetaPress

Os favoritos

Corinthians O time a ser batido na competição é o atual tricampeão Corinthians, que, com quatro títulos no total, é também o maior vencedor do campeonato. Além de liderar o ranking da CBF com folga, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias acaba de se sagrar bicampeã da Supercopa do Brasil com uma goleada em cima do Flamengo.

Palmeiras – Apesar de ter perdido algumas peças do time campeão da Libertadores e do Paulistão de 2022, o Palmeiras tem tudo para impedir o tetra do arquirrival. A craque Bia Zaneratto renovou com o Verdão, e o clube contratou 13 reforços para a temporada.

FerroviáriaSegunda no ranking da CBF, a equipe de Araraquara tem no currículo o bi da Libertadores e do Brasileiro, além de ser um dos clubes mais tradicionais do futebol feminino do país. Com oito reforços no elenco, as Guerreiras Grenás são novamente uma das principais forças do torneio.

InternacionalAtual vice-campeão brasileiro, o Inter é o terceiro time do ranking da CBF. Para esta temporada, a equipe gaúcha vem quase completamente reformulada, mas mostrou que já tem um time competitivo ao vender caro a derrota para o Corinthians na semifinal da Supercopa do Brasil, no começo de fevereiro.

Brasileirão Feminino conta com recorde de estrangeiras em 2023

Correndo por fora, Flamengo e São Paulo têm também elenco para brigar lá em cima, assim como o Santos da atacante Cristiane.

Quem cai, quem sobe

Os dois finalistas do Brasileirão se classificam para a Copa Libertadores e para a Supercopa do Brasil do ano seguinte. Os quatro últimos serão rebaixados para Série A2.

Os times que subiram no ano passado e estarão este ano na Série A são: Ceará, Bahia, Athletico-PR e Real Ariquemes-RO.

Vai ter VAR?

Sim, mas só na fase de mata-mata.

Onde assistir

Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada) vão transmitir o campeonato, que ainda não divulgou como fica a situação no streaming. Ano passado, os jogos sem TV foram transmitidos online pela Eleven Sports.

Santos e Flamengo abrem o Brasileirão nesta sexta-feira, às 20h, com entrada gratuita na Vila Belmiro. Siga em tempo real.