Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bruno Crivilin parte de equipe nova para o Mundial de Enduro em 2023

Bruno Crivilin parte de equipe nova para o Mundial de Enduro em 2023
Bruno Crivilin parte de equipe nova para o Mundial de Enduro em 2023Profimedia
Aos 25 anos, o piloto Bruno Crivilin, único representante brasileiro no Mundial de Enduro, parte para a temporada 2023 carregando a bagagem que adquiriu nos últimos anos correndo na Europa. O capixaba radicado em Belo Horizonte é um dos poucos pilotos do país que tem a oportunidade de correr uma temporada inteira no Velho Mundo, voltando pra casa com um conhecimento diferenciado, que nem todos os colegas de profissão possuem para repassar para a equipe e companheiros de equipe.

“Tem sido a fase mais importante da minha carreira estar aqui na Europa, vivendo com outros pilotos e tendo contato com outros países e culturas. Para nós, brasileiros, que estamos longe das provas do Mundial e da elite do esporte, é bem difícil chegar e competir sem tantas referências. Essa experiência abriu muito a minha cabeça e quando vou para o Brasil posso ajudar os meus companheiros de equipe, o desenvolvimento da modalidade e os pilotos mais novos, passar um pouco do conhecimento que estou adquirindo aqui”, conta. 

Neste ano, ele se prepara para correr no Campeonato Português, agora defendendo Honda Racing RedMoto, equipe oficial da marca japonesa no Mundial da modalidade. “As expectativas são as melhores possíveis, mais um ano correndo fora do Brasil, ganhando muita experiência a cada corrida. A principal meta da temporada é o Mundial. Quero entrar para o Top 5 da categoria E1, melhorar a minha colocação na Enduro GP (ranking que reúne os principais pilotos da competição) e buscar alguns pódios”, revela Crivilin.

Estreia na temporada

A primeira etapa do Português acontece neste final de semana, com o primeiro adversário já batendo na porta. A previsão para o domingo, dia da corrida, é de temperaturas entre dois graus negativos e 10 graus. O país lusitano vai receber as duas últimas etapas do Mundial, competição que terá Crivilin presente pelo quarto ano seguido.

“Estou muito contente, estou bem preparado, mas encarando bastante frio por aqui. Eu já sabia e estava preparado para enfrentar esse frio em janeiro e fevereiro na Europa, o início do ano é assim mesmo”, disse o piloto. A largada no domingo será às 6h (horário de Brasília), com os pilotos encarando um percurso exigente de 47 quilômetros, bastante escorregadio e com muitos singles tracks. 

Pra ir além

Com 10 títulos brasileiros no currículo, ele fez sua estreia no Mundial em 2020, quando conquistou o terceiro lugar na classe J1 (para competidores até 23 anos com motos até 250cc). No ano seguinte, subiu para a categoria E1 e fez história ao conquistar a sexta colocação, a melhor de um brasileiro no campeonato. Crivilin repetiu o resultado em 2022, sempre à bordo de uma Honda CRF 250RX. Ele irá competir com o mesmo modelo na temporada 2023. 

“Novos ares, equipe nova. Vou correr o Mundial com o suporte e estrutura da RedMoto, que é a equipe oficial da Honda Racing no campeonato. Tem tudo para que seja um ano muito bom. Fazer parte da estrutura oficial da Honda Racing no Mundial é uma oportunidade incrível, estar ali ao lado dos principais pilotos da modalidade. É muito importante para mim, tenho certeza de que vou aprender muito”, agradece. 

Confira o calendário internacional de Crivilin em 2023

Calendário Mundial de Enduro 2023

1ª etapa – Itália – 31/3 a 2/4

2ª etapa – Espanha – 5 a 7/5

3ª etapa – Finlândia – 26 a 28/5

4ª etapa – Suécia – 1 a 3/6

5ª etapa – Eslováquia – 30/6 a 2/7

6ª etapa – Portugal – 29/9 a 1/10

7ª etapa – Portugal – 6 a 8/10

Calendário Português de Enduro 2023

1ª etapa – Góis – 29/1

2ª etapa – Fafe – 19/2

3ª etapa – Tábua – 11 e 12/3

4ª etapa – Lousã – 8/4

5ª etapa – Figueira da Foz – 21/5

6ª etapa – Marco Canaveses – 24 e 25/6