Bruno Fernandes brilha, Portugal vence Uruguai e está nas oitavas da Copa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bruno Fernandes brilha, Portugal vence Uruguai e está nas oitavas da Copa

Bruno Fernandes brilha, Portugal vence Uruguai e está nas oitavas da Copa
Bruno Fernandes brilha, Portugal vence Uruguai e está nas oitavas da CopaProfimedia
Assim como Brasil e França, Portugal chegou à sua segunda vitória na Copa do Mundo, derrotando a seleção uruguaia por 2 a 0, em jogo realizado nesta segunda-feira (28), no estádio Lusail. Um recital de Bruno Fernandes, que comandou as ações do time lusitano. Com o resultado, a equipe europeia está garantida nas oitavas de final, ostentando seis pontos e liderando o Grupo H, a chave que cruza com o Brasil nas oitavas.

Portugal e Uruguai protagonizaram um primeiro tempo de muita movimentação e chances múltiplas. Os portugueses acabaram com um controle da posse de bola maior e arriscaram bastante de fora da área, inclusive com o astro Cristiano Ronaldo.

Mas a principal chance da primeira etapa foi do Uruguai. Aos 31 minutos, Betancur fez grande jogada e saiu cara a cara com o goleiro Diogo Costa. O português abafou a finalização do adversário e evitou o primeiro gol da partida.

As estatísticas de Portugal x Uruguai
As estatísticas de Portugal x UruguaiOpta by Stats Perform

No segundo tempo, Portugal seguiu em sua postura de posse de bola e logo colocou Rochet para trabalhar com uma finalização de João Félix, aos seis minutos. Aos oito, a meta Celeste foi vazada pelos europeus. Bruno Fernandes mostrou toda a sua categoria e visão de jogo. Ele buscou o cruzamento pela esquerda, tentando encontrar Cristiano Ronaldo dentro da área, mas o camisa 7 passou do lance e a bola acabou morrendo no fundo das redes de Rochet. 

Gráfico detalha pressão portuguesa em cima de uruguaios na vitória desta segunda-feira (28)
Gráfico detalha pressão portuguesa em cima de uruguaios na vitória desta segunda-feira (28)Opta by Stats Perform

Atrás no marcador, enfim, Diego Alonso decidiu testar Arrascaeta na Copa do Mundo do Catar. O jogador do Flamengo foi a campo e deu boa dinâmica para os uruguaios, inclusive tendo uma chance de marcar em cavadinha que acabou defendida por Diogo Costa. Mas Portugal matou o jogo já nos acréscimos, com Bruno Fernandes novamente sendo decisivo. A arbitragem assinalou pênalti após checagem no VAR. Giménez tocou a bola com a mão dentro da área. Na cobrança, Bruno Fernandes deslocou Rochet e, com categoria, fechou os trabalhos. E o camisa 8, em atuação de gala, poderia ter feito mais um, acertando uma finalização na trave. Seria o primeiro hat-trick da Copa do Mundo. 

Os uruguaios seguiram pressionando, mas Portugal defendeu o resultado como podia, assegurando uma importantíssima vitória, que crava a passagem para o mata-mata do torneio mundial e com a possibilidade de assegurar a liderança do Grupo H com um simples empate. Aos uruguaios, com um ponto, restará um duelo de tudo ou nada contra Gana. 

O histórico de penalidades de Bruno Fernandes
O histórico de penalidades de Bruno FernandesOpta by Stats Perform

Próximos desafios

Portugal volta a campo na próxima sexta-feira (2), às 12h (de Brasília), quando encara a Coreia do Sul, no estádio Education City. No mesmo dia e horário, Uruguai terá como rival Gana, em jogo decisivo pela classificação. A partida será disputada no estádio Al-Janoub. 

Acompanhe tudo sobre a Copa do Mundo no Flashscore