Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bruno Soares projeta final de Stefani e Matos: “Momento marcante do nosso esporte”

Soares espera pedreira, mas vê brasileiros com boa chance de título na Austrália
Soares espera pedreira, mas vê brasileiros com boa chance de título na AustráliaLuiz Candido/CBT
Luisa Stefani e Rafael Matos têm a chance de ser a primeira dupla 100% brasileira a conquistar um Grand Slam. A paulista e o gaúcho disputam a final de duplas mistas do Aberto da Austrália nesta quinta-feira (26), às 22h, na Rod Laver Arena, contra os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna.

Sete anos atrás, Bruno Soares conquistou o torneio nas duplas mistas e nas masculinas — ambas com parceiros estrangeiros. Em entrevista exclusiva ao Flashscore, o ex-tenista celebrou a campanha de Stefani e Matos e comentou sobre a expectativa para a decisão.

É um momento muito marcante para a história do nosso esporte, caso Lu e Rafa consigam esse título 100% brasileiro. Tem um peso muito grande por vários fatores: importância do evento, homem e mulher dentro da mesma quadra jogando no mais alto nível, defendendo a bandeira do Brasil. Viria para coroar uma história muito legal que o país vem construindo nas duplas nos últimos 10, 15 anos”, disse Soares.

Dupla brasileira faz grande campanha no Australian Open
Dupla brasileira faz grande campanha no Australian OpenInstagram/Luisa Stefani

Esta é apenas a segunda vez que o Brasil emplaca uma dupla 100% nacional na final de um Grand Slam. A outra foi em 1982, quando Cláudia Monteiro e Cássio Motta ficaram com o vice em Roland Garros. De lá para cá, o país construiu uma história de sucesso nas duplas, mas quase sempre com parceiros de outras nações. Foram oito títulos dessa forma — seis com Bruno Soares —, além de oito vices.

“Fico extremamente feliz de ter contribuído um pouquinho com o sucesso dessa galera. Não de uma forma direta, mas indireta, fazendo essa galera acreditar que o sonho era possível. Mas nossa contribuição é muito pequena. É mérito total da Lu, do Rafa e de suas equipes, do trabalho que fizeram e da dedicação que tiveram. Estamos todos torcendo muito para que eles consigam dar esse último passo e coroar essa trajetória maravilhosa com o título”, afirma o ex-tenista.

Velha conhecida

Adversária de Stefani e Matos na final desta quinta, Sania Mirza (36) já fez uma parceria vitoriosa com Bruno Soares. A indiana e o brasileiro conquistaram o título das duplas mistas no US Open de 2014, dois anos após Soares levantar o troféu com a russa Ekaterina Makarova. Assim como o mineiro, Mirza tem três Grand Slams em duplas e outros três em duplas mistas.

“Sania Mirza é uma grande conhecida minha. É uma jogadora muito experiente, acostumada com esse tipo de situação. Já ganhou Grand Slam, já foi número 1 do mundo. E é extremamente ofensiva”, diz o brasileiro.

Soares e Mirza conquistaram o US Open em 2014
Soares e Mirza conquistaram o US Open em 2014Profimedia

Análise da final

Bruno Soares espera dificuldades para o Brasil na final do Aberto da Austrália. O mineiro, porém, vê Stefani e Matos com totais condições de alcançarem o lugar mais alto do pódio.

É pedreira, não dá para esperar muita coisa diferente de uma final de Grand Slam. O Bopanna é um cara muito experiente, acostumado a jogar os grandes jogos, mas pode sentir um pouco a pressão ao ver que é o momento dele, já que está no fim da carreira”, analisa.

“Lu e Rafa estão com nível para encarar qualquer dupla do mundo. Eles têm que entender o jogo do adversário, analisar e saber a estratégia. Precisam entrar tranquilos, sabendo da qualidade deles e do que vêm fazendo, e focar muito nisso. Eles estão jogando muito bem, muito firmes, e têm tudo para sair com esse título.”