Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Campeonato Francês retorna sem Messi e com dúvidas pós-Copa

Do Catar ao Parque dos Príncipes: Mbappé e Neymar voltam à realidade clubista
Do Catar ao Parque dos Príncipes: Mbappé e Neymar voltam à realidade clubistaAFP
Depois de 45 dias de paralisação para a Copa do Mundo de 2022 e com Lionel Messi ainda comemorando na Argentina o título mundial, o Campeonato Francês retorna nesta quarta-feira (28) com a incerteza do desconhecido e as dúvidas sobre o preço que o Mundial pode cobrar.

Confira a classficação da Ligue 1

"Para mim é uma segunda temporada que está começando, com as mesmas incertezas, as mesmas dúvidas antes do primeiro jogo de campeonato. Já poderemos ver quais são as equipes que administraram melhor", disse Bruno Genesio, técnico do Rennes (3º), que na quinta-feira visita o Reims (11º).

Entre a 15ª rodada, terminada no dia 13 de novembro, e a 16ª, terão sido transcorridas seis semanas, "praticamente o mesmo período entre duas temporadas", continuou Genesio, que teme que sua equipe não consiga manter o ritmo de antes da pausa para o Mundial, quando vinha invicta desde o dia 27 de agosto.

Já para os times na parte de baixo da tabela, a expectativa é por uma ascensão, como é o caso do Nantes (15º), para quem a paralisação "serviu para recuperar, regenerar e ter consciência do que foi bem ou mal feito", disse o técnico Antoine Kombouaré.

Muitos times fizeram uma nova pré-temporada, com o aumento da carga nos treinamentos, embora seus resultados nem sempre sejam imediatos.

O líder do Campeonato Francês, Paris Saint-Germain, receberá na quarta-feira o Strasbourg (19º) sem o argentino Lionel Messi, que ainda aproveita as férias após o título da Albiceleste no Catar.

As outras estrelas o time, Kylian Mbappé e Neymar, estão na capital francesa, mas é preciso avaliar em quais condições físicas e mentais eles se encontram após o Mundial

Muito trabalho durante o Mundial

"Em geral, em termos de jogo, gols e pontos, foi uma boa primeira metade de temporada", declarou o técnico do PSG, Christophe Galtier, em uma entrevista à TV do clube.

"Trabalhamos muito durante este recesso de 20 dias. É algo novo para todos, apesar de achar que fomos um dos clubes mais representados na Copa do Mundo (...) Fizemos muito trabalho de preparação física, mas ainda com nossa metodologia com a bola, muito trabalho técnico também", acrescentou.

A vantagem para a equipe de Galtier é que o jogo que marca o retorno pós-Copa será contra o Strasbourg, vice-lanterna com apenas uma vitória em 15 jogos. Mas o PSG terá que entrar rapidamente em ritmo de competição, já que na rodada seguinte, em 1 de janeiro, vai visitar o Lens (2º a cinco pontos dos parisienses), que na quinta-feira enfrenta fora de casa o Nice (9º).

À espera de um tropeço do Lens estão o Rennes (3º) e o Olympique de Marselha (4º), que recebe o Tolouse (12º), para tentarem se aproximar da vice-liderança.

Na luta para entrar na zona de classificação para as competições europeias, o Lorient (5º) receberá o Montpellier (10º), o Lille (6º) visitará o Clermont (14º) e o Monaco (7º) viaja a Auxerre (17º), enquanto o Lyon (8º) encara o Brest (16º).

Confira a tabela completa da Ligue 1