Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Carol Santiago vence 50m livre e se torna brasileira com mais ouros em Paralimpíadas

Josias Pereira
Carol Santiago deu mais um show em Paris e segue em busca de mais medalhas
Carol Santiago deu mais um show em Paris e segue em busca de mais medalhasSilvio Ávila/ CPB
Carol Santiago fez história nos Jogos Paralímpicos de Paris nesta segunda-feira (2). A pernambucana conquistou a medalha de ouro nos 50m livre da classe S13 (para nadadores com deficiência visual), com o tempo de 26s75, tornando-se a maior campeã da história do Brasil em Paralimpíadas, com cinco subidas ao pódio. Ela superou a velocista Ádria dos Santos, com quatro ouros na história da competição.

A medalha de prata nos 50m livre ficou com a norte-americana Gia Pergoline, da classe S13, com o tempo de 27s51. A italiana Carlotta Gilli faturou o bronze, com 27s60

É preciso destacar o feito de Carol Santiago, uma vez que ela competiu com atletas que tem um grau de deficiência visual menor, enquanto a brasileira possui uma visão mais comprometida do que as adversárias. 

Carol compete na classe S12, que não possui uma prova de 50m livre. Apesar da inexistência da disputa em sua classe, Carol Santiago provou mais uma vez o seu valor e subiu ao lugar mais alto do pódio. Em Paris 2024, ela já havia faturado o ouro nos 100m costas. 

A brasileira ainda cairá na água para a disputa dos 200m medley, os 100m livre e os 100m peito. Em Tóquio 2021, ela conquistou o ouro nos 50m e 100m livre, além dos 100m peito.