Catar banca viagem para torcedores falarem bem da Copa do Mundo
O Comitê Supremo de Entrega & Legado do Catar (SC) confirmou que há em curso uma política de convidar grupos de torcedores para a Copa 2022 após reportagens da emissora pública holandesa NOS, que disse no domingo (30) que o Catar estava pagando voos e hotéis para um grupo de 50 torcedores da Holanda.
Em troca, esses torcedores tiveram que assinar um "código de conduta" no qual eles concordavam em postar comentários favoráveis sobre o torneio nas mídias sociais e a relatar "quaisquer comentários ofensivos, degradantes ou abusivos" ao SC, de preferência com capturas de tela.
A emissora citou dois holandeses que disseram ter sido selecionados pelos organizadores da Copa como "líderes de torcida", e que tinham sido convidados a escolher um grupo de 50 torcedores fiéis para viajarem gratuitamente ao Catar.
"À medida que o torneio se aproxima, convidamos nossos líderes de torcida mais ativos a nomear uma pequena seleção de torcedores para se juntarem a nós como nossos convidados, como forma de agradecer à colaboração deles", disse um porta-voz do SC.
Rede de convidados
Em seu site, a Copa do Mundo do Catar descreve seu programa de “líderes de torcida” como uma rede de cerca de 400 torcedores e influenciadores de 60 países que ofereceram "insights, pesquisa, criação de conteúdo e amplificação de mensagens" para o torneio.
Os organizadores não disseram quantos torcedores haviam convidado, nem forneceram quaisquer detalhes financeiros.
Em seu código de conduta, o SC diz que os torcedores devem postar conteúdo oficial da organização da Copa em seus perfis pessoais e apoiar o mundial, dando likes e compartilhando posts de outros sobre o torneio.
A organização da Copa também declarou que não espera que os torcedores sejam "porta-vozes" do Catar, mas acrescentou que "obviamente não seria apropriado depreciar o país, o Comitê Supremo de Entrega & Legado ou a Copa do Mundo da FIFA".
Veículos de mídia da Bélgica e da França também relataram que grupos desses países receberam do Catar uma viagem gratuita para a Copa do Mundo.