Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chelsea anuncia conselho consultivo de torcedores em busca de engajamento

Torcida do Chelsea quer maior participação nas decisões do clube londrino
Torcida do Chelsea quer maior participação nas decisões do clube londrinoChelsea Supporter's Trust/Divulgação
O Chelsea criará um conselho consultivo de torcedores (FAB, siga em inglês para "Fan Advisory Board") para "envolver-se em discussões, trocar informações e compartilhar ideias" sobre assuntos que afetam os torcedores, anunciou o clube da Premier League nesta quarta-feira (1). O clube procura intensificar o envolvimento com sua torcida.

Em junho, os clubes da Premier League concordaram com um plano para melhorar a "oferta coletiva para os torcedores" da liga, que incluiu a introdução de Conselhos Consultivos de Torcedores e o desenvolvimento de um 'Padrão de Engajamento dos Torcedores'.

O Chelsea informou que a FAB será formada por seis torcedores, com três vagas reservadas para "Assessores de Torcidas da Diretoria" e três vagas destinadas a torcedores selecionados por meio de processo seletivo.

"... a FAB se envolverá em discussões, trocará informações e compartilhará percepções sobre possíveis decisões que afetam os torcedores do Chelsea FC", disse o Chelsea em comunicado.

“O foco estará na visão e objetivos estratégicos do clube, bem como na tomada de decisões de médio e longo prazo". 

"A FAB se reunirá pelo menos três vezes por ano com os membros do conselho do Chelsea FC, com executivos seniores adicionais do clube também presentes em todas as reuniões."

O Chelsea Supporters 'Trust (CST) disse que foi um "dia importante" para os torcedores, mas acrescentou que ainda há trabalho a ser feito "antes que muitas de nossas preocupações sobre a natureza não eleita de uma grande porcentagem da FAB sejam removidas".

"Deve ir além do que foi incluído nesta proposta inicial antes de ser totalmente endossado pelo CST", disse o grupo, que trabalhou com o clube londrino na proposta.

Outros clubes da Premier League, incluindo Manchester United e Liverpool, criaram conselhos semelhantes nos últimos anos.

Um white paper (termo destinado às legislações inglesas) do governo publicado na semana passada delineou o papel de um regulador independente para o futebol inglês, a principal recomendação de uma revisão liderada pelos torcedores sobre a governança do jogo profissional.

O regulador estabeleceria um padrão mínimo de 'engajamento do torcedor' como parte de seu regime de licenciamento, inclusive em questões como mudanças de nome, mudanças de estádio e até mudanças de uniforme.

Os clubes teriam que mostrar que estão consultando regularmente um grupo representativo de torcedores sobre os principais assuntos estratégicos do clube.

"Através da minha posição no conselho, quero garantir que o clube tenha a capacidade de responder de forma reativa às questões dos torcedores", disse o político conservador Daniel Finkelstein, membro do conselho do Chelsea que terá supervisão estratégica da FAB.

"Através dos fóruns de nossos torcedores outros canais de comunicação, acreditamos que estamos trabalhando bem para capturar esse feedback e continuaremos a desenvolver mecanismos para fazê-lo."

"Além disso, quero garantir que nossos torcedores sejam representados quando consideramos planos de longo prazo para o clube."

O Chelsea está em 10º na classificação do campeonato com 31 pontos após 24 jogos, 14 pontos fora do grupo dos quatro primeiros, após uma péssima sequência sob o comando do técnico Graham Potter. Eles recebem o Leeds United no sábado.