Chelsea vence o Milan por 3 a 0 e assume 2ª colocação do grupo E
A equipe de Graham Potter venceu pela primeira vez na competição com gols de Wesley Fofana, na etapa inicial, e de Pierre-Emerick Aubameyang e Reece James na etapa final.
O Chelsea começou sua campanha na Liga dos Campeões com uma derrota desconcertante para o Dinamo Zagreb, que causou a demissão de Thomas Tuchel. No segundo jogo, já sob o comando de Potter, apenas empatou com o Salzburg. Mas, após a vitória de hoje, o segundo colocado Chelsea agora está empatado em pontos com o Milan, com quatro pontos, antes de ir à Itália para enfrentar os campeões italianos novamente em 11 de outubro.
Confira as estatísticas completas da partida no Flashscore
Com três jogos restantes para cada equipe, o líder do grupo, Salzburg, está um ponto acima do Chelsea, depois de vencer o Dínamo Zagreb por 1x0, também nesta quarta-feira (5). O avanço ao mata-mata da Liga dos Campeões é essencial para a tentativa de Potter provar o seu valor comandando um elenco caro montado pelos novos proprietários do Chelsea.
Enquanto o clube inglês ainda está longe de chegar às oitavas de final, Potter ganha moral pelo desempenho interessante dos Blues nos três jogos em que foi comandado pelo inglês. O ex-técnico do Brighton manteve um perfil discreto até o momento, se aclimatando ao primeiro trabalho de alta pressão de sua carreira. Potter nunca havia assistido a um jogo da Liga dos Campeões ao vivo antes de assumir o comando do Chelsea, então sua primeira vitória na competição é um marco para o ainda modesto treinador.
Veja a classificação dos grupos da Liga dos Campeões da Europa
O resultado foi alcançado com muita tranquilidade, já que o Chelsea deu o tom a partir do momento em que Mason Mount forçou uma grande defesa de Ciprian Tatarusanu após belo chute. Expondo a fraqueza do Milan nos lances de bola parada, Thiago Silva recebeu cruzamento de Mount e cabeceou para mais uma defesa de Tatarusanu.
Logo depois, aos 24 minutos, Thiago Silva ameaçou novamente na bola aérea. Um cabeceio forte do zagueiro obrigou o goleiro a espalmar para dentro e Fofana, com oportunismo, acabou batendo de direita no canto para marcar 1 a 0 para o Chelsea. Com o Milan mais uma vez negligente na marcação, Thiago Silva subiu mais alto que Ben Chilwell e cabeçeou forte para defesa de Tatarusanu.
Apesar de ter sido superado durante a maior parte do tempo, o Milan poderia ter empatado nos acréscimos se não fosse por uma finalização lamentável. Rafael Leão passou pela defesa do Chelsea para servir Charles De Ketelaere, que chutou para Kepa Arrizabalaga espalmar. No rebote, Rade Krunic isolou a bola por cima do gol.
Esse perigoso contra-ataque serviu para reorientar o Chelsea no segundo tempo. Os ingleses mataram o jogo aos 11 minutos da segunda etapa. O ex-zagueiro do Chelsea, Fikayo Tomori, falhou na tentativa de cortar um cruzamento de James e Aubameyang estava pronto para completar para o gol.
Foi o segundo gol de Aubameyang em jogos consecutivos, depois que o atacante do Gabão marcou seu primeiro pelo clube na vitória contra o Crystal Palace no sábado. Aubameyang teve uma espera muito maior para marcar na Liga dos Campeões — este foi seu primeiro gol na competição desde que marcou pelo Borussia Dortmund em 2017.
Sem forças no ataque com o ex-atacante do Chelsea Olivier Giroud e muito descuidado na defesa, o Milan estava desorientado em campo. Não foi surpresa quando o Chelsea voltou a marcar seis minutos depois. Raheem Sterling encontrou o desmarcado James dentro da área do Milan e o lateral acertou um chute forte por cima de Tatarusanu, quase sem ângulo, para fechar a conta em 3 a 0 para o time londrino.