Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

China é ouro no revezamento 4x100m medley masculino; EUA perdem pela 1ª vez na história

Guilherme Bianchini, com AFP
China desbancou EUA na final do revezamento 4x100m medley
China desbancou EUA na final do revezamento 4x100m medleyAFP
A China conquistou neste domingo (4) o ouro na final do revezamento 4x100m medley masculino dos Jogos Olímpicos de Paris. Pela primeira vez na história, um país superou os Estados Unidos na disputa por medalha da prova. Os americanos ficaram com a prata; a França, com o bronze.

O quarteto chinês formado por Xu Jiayu, Qin Haiyang, Sun Jiajun e Pan Zhanle venceu com o tempo de 3m27s46. Até Paris 2024, a única edição sem ouro dos Estados Unidos no 4x100m medley havia sido em Moscou 1980, quando os americanos boicotaram os Jogos Olímpicos — a Austrália ficou com o título.

Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos de Paris

Pan Zhanle caiu na água com a China em 3º lugar. O fenômeno de 20 anos atingiu a parcial mais rápida da história dos 100m livre em revezamentos (45s92) e levou o país asiático ao lugar mais alto do pódio.

A classificação da final do revezamento 4x100m medley
A classificação da final do revezamento 4x100m medleyEnetpulse

O francês Léon Marchand, a grande estrela da natação das Olimpíadas de Paris, chegou a cinco medalhas nesta edição, após quatro de ouro em provas individuais — 200m peito, 200m borboleta, 200m medley e 400m medley.

Os mais de 13 mil torcedores no pavilhão de La Défense se levantaram para torcer pela equipe francesa quando Marchand pulou na água para a segunda parcial, do nado peito. Ele deixou sua equipe em 3º lugar, e Maxime Grousset a colocou na liderança faltando apenas o último revezamento, em que Pan atropelou.