Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Christian Atsu é encontrado morto em escombros de terremoto na Turquia

AFP
Christian Atsu foi uma das vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria
Christian Atsu foi uma das vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e a SíriaAFP
Christian Atsu foi encontrado morto neste sábado (18), quase duas semanas após um terremoto devastador na Turquia. O jogador ganês atuava pelo Hatayspor, da primeira divisão turca.

Atsu foi atingido por um terremoto de magnitude 7,8 que abalou a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro. Houve mais de 43 mil vítimas fatais em ambos os países.

Surgiram relatos iniciais de que o ex-jogador do Chelsea e do Newcastle havia sido resgatado um dia após o terremoto, mas a notícia, infelizmente, era falsa.

O agente de Atsu na Turquia, Murat Uzunmehmet, disse à agência de notícias DHA que seu corpo foi encontrado sob os escombros de apartamentos de luxo que desmoronaram na província turca de Hatay, no sul do País.

Escombros do terremoto em Hatay, no sul da Turquia
Escombros do terremoto em Hatay, no sul da TurquiaProfimedia

"Chegamos ao seu corpo sem vida. Seus pertences ainda estão sendo removidos. Seu telefone também foi encontrado", disse Uzunmehmet ao DHA.

O Ministério das Relações Exteriores de Gana confirmou que "recebeu a infeliz notícia". "O irmão mais velho e a irmã gêmea de Christian Atsu e um oficial da embaixada (de Gana) estavam presentes no local quando o corpo foi encontrado", declarou o ministério em comunicado.

Gana disse que estava trabalhando com o governo turco para organizar o transporte do corpo de Atsu para o enterro.

O meio-campista marcou o último de seus 33 gols na carreira pelo Hatayspor na Super Liga da Turquia em 5 de fevereiro, horas antes do terremoto.

"Não há palavras para descrever nossa tristeza. Não vamos te esquecer, Atsu. Que a paz esteja com você, pessoa linda", tuitou o Hatayspor.

Passagem pela Premier League

No início de sua carreira, ele passou quatro temporadas no Chelsea, por empréstimo, antes de uma transferência definitiva para o Newcastle em 2017.

Christian Atsu em ação pelo Newcastle
Christian Atsu em ação pelo NewcastleAFP

O Chelsea emitiu um comunicado declarando: "É com enorme tristeza que o Chelsea Football Club recebe a notícia de que Christian Atsu foi confirmado como uma das muitas vítimas do terrível terremoto na Turquia e na Síria."

O Newcastle também prestou homenagem a "um jogador talentoso e uma pessoa especial". O clube acrescentou: "Ele sempre será lembrado com carinho por nossos jogadores, funcionários e torcedores.

Carreira marcante por Gana

No futebol de seleções, Atsu disputou o primeiro de seus 65 jogos pela seleção de Gana em 2012. Na Copa Africana de Nações de 2015, ele marcou três gols na vitória por 3 a 0 sobre a Guiné nas quartas de final. Os Black Stars chegaram à final, perdendo nos pênaltis para a Costa do Marfim, com Atsu levando os prêmios de Jogador e Gol do torneio. Ele também fez parte da seleção de Gana na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

A CAF, entidade máxima do futebol africano, disse lamentar "a trágica morte de Christian Atsu", enquanto a Federação de Futebol de Gana afirmou que "a triste notícia" chegou "depois de quase duas semanas de tortura emocional".

Atsu foi um dos principais jogadores de Gana na última década
Atsu foi um dos principais jogadores de Gana na última décadaAFP

O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, disse que "o futebol perdeu um de seus melhores funcionários e embaixadores, alguém que será difícil de substituir".

Nascido em 10 de janeiro de 1992, na cidade costeira de Ada Foah, Atsu deixa sua esposa e três filhos.