Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Van der Poel vence a Paris-Roubaix, uma das clássicas do ciclismo

Mathieu Van der Poel venceu mais uma clássica nesta temporada 2023
Mathieu Van der Poel venceu mais uma clássica nesta temporada 2023AFP
O holandês Mathieu van der Poel venceu a clássica Paris-Roubaix neste domingo (10). O ciclista de 28 anos produziu uma série de ataques antes na corrida de 256,6 km, que incluiu 54,5 km de paralelepípedos.

O belga Jasper Philipsen terminou em segundo, 46 segundos atrás do líder ao bater o compatriota Wout van Aert na linha de chegada do velódromo de Roubaix. Esta foi a segunda vez seguida que um holandês venceu a tradicional prova, a oitava vez na história.

Depois de uma queda com três ciclistas da Ineos, um grupo de elite se separou até restar apenas sete pilotos de ponta, incluindo Filippo Ganna, Mads Pedersen, Stefan Kung e o vencedor de 2015, John Degenkolb.

Holandês ficou cercado pelos belgas Jasper Philipsen e Wout van Aert
Holandês ficou cercado pelos belgas Jasper Philipsen e Wout van AertAFP

Uma série de ataques ocorreu na seção de paralelepípedos cinco estrelas do Carrefour de L'Arbre com 20 km para o final. A ação resultou na queda de Degenkolb e vários ciclistas realizaram movimentos bruscos para desviar, o que resultou em um furo de pneu de Van Aert. Foi aí que Van der Poel lançou-se para a frente e e caminhou até o fim para somar ao seu recente triunfo na Milan-SanRemo.

"É impossível fazer melhor do que isso", disse o ciclista da equipe Alpecin-Deceuninck. "Quando passei por Van Aert, seu rosto parecia baixo, não sabia que ele tinha um furo. Mas isso é Roubaix, você precisa de boas pernas e sorte", disse ele.

O atual campeão Dylan van Baarle, da Jumbo-Visma, foi uma das muitas vítimas do acidente e seu companheiro de equipe Christophe Laporte sofreu um furo de pneu. As baixas deixaram o líder da equipe, Wout van Aert sozinho com seus rivais, dois dos quais estavam na equipe de Van der Poel.