Espanha leva mais uma e Izagirre ganha 12ª etapa do Tour de France
Izagirre, que venceu sozinho nesta décima segunda etapa, entre Roanne e Belleville-en-Beaujolais, soma também a sua segunda vitória na história do Tour, depois de ter vencido a 20ª etapa de 2016, terminando em Morzine.
"Já são duas vitórias para os ciclistas bascos e esperamos conseguir mais algumas", disse Izagirre no final da etapa.
Curiosamente, os últimos três vencedores espanhóis no Tour de France foram bascos. O anterior foi Omar Fraile em 2018. O ciclismo espanhol não vence duas etapas no mesmo Tour de France desde 2015, quando Joaquim Rodríguez somou duas vitórias e Rubén Plaza uma.
Vingegaard segue com a camisa amarela
Na classificação geral, o dinamarquês Jonas Vingegaard continua líder com 17 segundos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar. As energias de ambos parecem reservadas para as próximas etapas, a começar pela sexta-feira (14), em que será escalado o Grand Colombier, uma das subidas mais difíceis da França (17,4 km de subida com 7,1% de inclinação média).
"Amanhã será um dia decisivo", disse Vingegaard. "É uma subida longa e difícil, tudo vai depender de quem se sente bem e de quem não se sente", disse.
Segunda vitória da Cofidis
Izagirre tem vitórias nas três grandes voltas do ciclismo, já que além das duas que somou no Tour de France, também conquistou a 16ª etapa do Giro d'Italia em 2012, somando duas vitórias na Volta da Espanha, em 2019 e 2020.
É também a segunda vitória neste Tour de France da equipe Cofidis, depois do triunfo do francês Victor Lafay, que tinha posto fim a uma seca de quinze anos da equipe francesa, ao levar a melhor na segunda etapa, terminando em San Sebastián.
"Victor (Lafay) venceu em Donosti. Este Tour é muito especial para a equipe Cofidis", disse o ciclista basco.
Izagirre, com lágrimas nos olhos, dedicou a vitória à filha, Iraia, que fez aniversário nesta quinta-feira.
"Bem, sim, são muitos dias longe de casa e sentimos saudades de dias lindos. Falei com ela esta manhã e a parabenizei", disse Izagirre, com lágrimas nos olhos.