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Exclusiva com Mauro Ribeiro, único brasileiro a vencer uma etapa do Tour de France

François Miguel Boudet & Sébastien Gente
Mauro Ribeiro foi vencedor de etapa de Tour de France em 14 de julho de 1991
Mauro Ribeiro foi vencedor de etapa de Tour de France em 14 de julho de 1991Profimedia
Único brasileiro a vencer uma etapa do Tour de France, em 14 de julho de 1991, Mauro Ribeiro conviveu com alguns dos grandes nomes do ciclismo francês. De Charly Mottet ao jovem Richard Virenque, sem esquecer Marc Madiot e Thierry Claveyrolat, o curitibano, hoje diretor de sua própria marca de ciclismo, conversou longamente com a Flashscore em um francês impecável.

Flashscore News: A primeira pergunta é bem direta: como um brasileiro chega ao Tour de France?

Mauro Ribeiro: Eu nasci em Curitiba, no sul do Brasil. É uma cidade muito europeia, com muitos imigrantes espanhóis e italianos, e havia uma grande cultura de ciclismo. Comecei por acaso e, depois de três anos, me tornei campeão mundial júnior em Florença. Isso me permitiu assinar com o ACBB, um clube que produziu grandes campeões como Stephen Roche, Sean Kelly, Phil Anderson e Allan Peiper.

Iniciei minha carreira profissional em 1986 na RMO, onde fiquei até 1992. Depois, passei a pedalar para a Chazal (1993), Lotto (1994) e acabei na Specialized America por dois anos antes de parar. Eu queria conhecer o mundo do ciclismo e descobrir a Europa, e pude fazer tudo junto. Na época, eu não sabia o quanto era importante ter vencido uma etapa do Tour de France, mas, olhando para trás, percebo que é uma grande conquista, algo que marca uma carreira. Tenho orgulho de ter conseguido me desenvolver em um esporte tão competitivo. Em Rennes, venci Laurent Jalabert, e esse foi um grande momento.

A década de 1980 viu a chegada do ciclismo sul-americano aos pelotões profissionais europeus, especialmente com os ciclistas colombianos.

Eu fazia parte daquela geração de "ciganos" que chegou à França com uma mochila em uma época em que o ciclismo estava se modernizando e se globalizando. Naquela época, havia um mexicano, os colombianos, com um jeito diferente porque eles já tinham sua própria identidade. Era diferente de outros estrangeiros, como Phil Anderson ou Allan Peiper, que vieram da Austrália e foram pioneiros como Greg LeMond e Jonathan Boyer nos Estados Unidos. Cheguei a essa transição com o puro ciclismo europeu e a chegada de nacionalidades exóticas. Você pode ver isso como uma equação: o que o Tour nos trouxe e o que nós trouxemos para o Tour. Simbolicamente, minha vitória foi importante porque contribuiu para essa globalização.

Era possível assistir ao Tour de France no Brasil nas décadas de 70 e 80?

Havia uma paixão local por aqueles que corriam. Mas na televisão, eu via uma ou duas imagens, de 30 a 40 segundos, dada a quantidade de espaço dado ao esporte na televisão. Havia a paixão das famílias de origem europeia que sabiam o que era o Tour de France e o transmitiam. Nós éramos mais fechados, tínhamos acabado de sair da ditadura. Nos anos de 1984-1985-1986, houve aberturas. Mas, quando comecei minha carreira profissional, havia dois mundos diferentes entre a América Latina e a Europa. Hoje, estamos mais globalizados e um brasileiro já pode assistir a 4 horas de ciclismo na televisão se quiser, algo impensável antes. Era tudo uma questão de paixão individual.

Depois de sua vitória em 14 de julho de 1991, houve um efeito de moda no Brasil ou não houve continuação?

Foi um sucesso importante, fui recebido pelo presidente da República. Hoje, sou mais conhecido do que na época quando eram apenas os fãs do ciclismo. O ciclismo se desenvolveu no Brasil em termos de qualidade de vida e bem-estar. Competitivamente, é mais complicado porque há muitos problemas econômicos e o ciclismo, sem ser elitista, tornou-se muito caro para ser praticado em alto nível.

O ciclismo se tornou glamouroso, você precisa exibir suas conquistas e seus desempenhos. Depois de minha carreira, pude me dar ao luxo de criar uma marca, com roupas, a ponto de nos tornarmos referência no Brasil. Consegui fazer isso por causa da minha reputação. Como estou próximo desse cotidiano, mesmo na Europa, sou respeitado porque fiz coisas pelo ciclismo.

Quando surgiu o projeto da marca?

Parei minha carreira em 1998 e criei minha empresa em 2002. Fui técnico nacional por três anos e participei de três campeonatos mundiais e dos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim como consultor técnico. No campo, trouxe minha experiência e meu histórico: queria perpetuar isso, trazendo o conhecimento europeu para meus produtos. Fomos nós que trouxemos essa diversidade de produtos para o Brasil e somos reconhecidos pela identidade que surgiu com a vitória no Tour.

Sua vitória foi o ápice de sua carreira?

No dia anterior, todos nós tivemos um grande contratempo na prova de contrarrelógio. Na época, essas etapas eram muito difíceis, com 70 quilômetros de extensão. No dia seguinte, escapei e me senti muito, muito bem. Dois dias antes, eu estava na fuga que foi pega a 250 metros da chegada e Jean-Paul Van Poppel havia vencido. Eu estava me sentindo muito bem. Quando entramos em Rennes, falei com Christian Rumeur, o gerente da equipe que veio até mim.

Eu disse a ele que atacaria a 700-800 metros do final, porque com Laurent Jalabert, Dimitri Konyshev e Guido Bontempi, eu teria menos chance no sprint. Faltando 3 quilômetros para o final, Johann Bruyneel se afastou. A Toshiba fez um grande esforço para alcançá-lo e ele foi pego novamente a 750 metros. Era o momento ideal para atacar. A 100 metros, eu estava com cãibras e no fim da minha corda. Eu estava a 65 km/h e percebi que as coisas estavam se aproximando. Ganhei e superei Jalabert por 27 centímetros! Tenho o photo finish em casa!

No mesmo estilo de Victor Lafay em San Sebastián!

Tenho muita admiração pelo que ele fez, porque era o segundo dia e ele tinha um pelotão inteiro atrás dele!

Depois de você, apenas Murilho Fischer teve uma carreira europeia, principalmente com a La Française des Jeux.

Murilho está sempre perto da França e é um embaixador do Tour de France. Ele aprendeu na Itália antes de vir para a França. Trabalhamos juntos no ano em que ele terminou em 5º lugar no Campeonato Mundial em Madri. Tivemos uma boa carreira e temos um verdadeiro vínculo de amizade. Ele teve uma ótima carreira. 

Há alguma esperança de que um brasileiro chegue em breve a vencer grandes corridas, principalmente por meio de um sistema de treinamento?

A distância na minha época é menor hoje em dia. Quando eu ligava para casa, custava 10 dólares por minuto! Mas nem por isso é menos difícil. Hoje, com as novas tecnologias, com todos os dados disponíveis, podemos ver muito cedo se um piloto tem potencial suficiente. Além disso, no Brasil, o sistema de treinamento está longe de ser uma realidade. No momento, Vinicius Rangel está correndo pela Movistar e está fazendo seu caminho.

Mas se eu o comparar com a escola colombiana, e mesmo sem querer criticar o trabalho da federação brasileira, estamos muito longe disso. Tendo morado na França por quase 15 anos, onde há um foco em estudos esportivos. Vejo que o Brasil é um país muito grande, mas cada região tem sua própria maneira de fazer as coisas. Há muito a ser feito porque há muito potencial e, portanto, muitos campeões em potencial. Mas nós não temos esse tipo de trabalho cotidiano.

Você passou sete temporadas no RMO e conviveu com os melhores da França. Você era próximo de Charly Mottet, em particular.

Quando Charly chegou do Système U, já tínhamos uma grande equipe. Mottet era o nosso líder, mas havia também os irmãos Madiot, Thierry Claveyrolat e Eric Caritou, entre outros. Uma equipe e tanto! No final da primeira temporada de Charly, éramos a segunda maior equipe do mundo e ele era o número 1. Ele pode não ter sido o piloto mais comentado na mídia, mas era muito eficiente na bicicleta. Venceu muitas corridas e tinha grande força mental.

Pude compartilhar essa maneira de correr com ele. Tínhamos um vínculo de amizade e compartilhávamos isso na bicicleta. Quando ele ganhava os 4 dias de Dunkerque ou o Dauphiné, podia contar comigo para fazer tudo o que fosse preciso. Estávamos sempre presentes para motivar um ao outro e também para compartilhar os momentos difíceis. O mesmo aconteceu com Marc Madiot. Ele venceu a Paris-Roubaix conosco e eu fui o último ciclista a receber as garrafas dele, e ele reconheceu isso. Isso criou uma amizade. Eu cresci com tudo isso. Também tive boas relações com os italianos e com Miguel Indurain. Isso me tornou um cidadão do mundo.

Voltando a Charly Mottet, muitos seguidores acham que ele foi honesto demais e que o fato de ter sido um piloto limpo o privou de uma lista de prêmios melhor.

Como tive a sorte de compartilhar a vida diária com ele por alguns anos, ele tinha essa mentalidade especial. Sentávamos à mesa para conversar e ele me dizia: "Sabe, o ciclismo é um esporte em que você não precisa falar muito, suas pernas falam por você". Charly sabia como perder, conhecia seus limites, mas tinha sua própria identidade, sua própria maneira de correr.

Quando não estava se sentindo bem, ele era capaz de nos dizer para fazermos nossa corrida, sem pensar em si mesmo. Sua maneira de ver as coisas era muito limpa e ele não se preocupava muito com o que as pessoas diziam a seu respeito. Ele se questionava primeiro antes de olhar para os outros. Ele foi o número 1 do mundo por dois anos consecutivos e venceu algumas corridas incríveis.

Mas talvez lhe faltasse o tipo de espontaneidade que Richard Virenque tinha. Quando Richard chegou, ele disse que queria fazer os franceses chorarem. Ele queria aparecer na TV, era voluntário, queria ser uma estrela. Charly simplesmente queria fazer seu trabalho de forma exemplar. Mas, para mim, Mottet faz parte da história do ciclismo francês.

Os vínculos dentro da RMO eram sólidos, como vimos em 1989 durante o Campeonato Mundial em Chambéry. Thierry Claveyrolat estava na frente e poderia ter vencido, mas Laurent Fignon queria voltar, o que enfureceu Mottet. Fignon atacou, alcançou a fuga, mas colocou Greg LeMond de volta na corrida para se tornar campeão mundial. Dizem que Claveyrolat nunca mais foi o mesmo depois dessa traição, isso é verdade?

Thierry estava indo muito bem, foi um ótimo ano para ele. Charly queria que a corrida terminasse assim porque Claveyrolat era o mais forte. Quando Fignon chegou, foi um golpe em sua moral, colocou-o em dificuldades. Se Fignon não atacar, ninguém volta.

Você mencionou Richard Virenque. Em seu primeiro Tour de France, ele ganhou a camisa amarela após a etapa 3 e esse foi o início de um grande caso de amor com o público francês que, apesar do caso Festina, nunca diminuiu. Como você explica esse algo a mais que ele sempre teve?

Quando ele chegou à RMO, tinha aquele caráter aventureiro e agressivo. Era um jovem que queria ser bem-sucedido. Fisicamente, ele era muito forte. Era louco, mas transmitia energia. Os caras mais velhos tinham de treiná-lo, explicar-lhe que ele tinha de ir passo a passo. Lembro-me de que, em um campo de treinamento, a última escalada foi feita em um ritmo muito rápido, mas ele queria ir ainda mais rápido... mas chegou três ou quatro minutos depois de nós.

Naquela noite, Charly colocou um troféu em seu lugar dizendo que ele era o campeão do treinamento e disse a Richard que estávamos todos na mesma equipe e que estávamos juntos. Se você é o mais forte, tem de ajudar os mais fracos da equipe e a competição é com os adversários, não com os companheiros. Quando se é o mais forte, não há necessidade de mostrar isso.

Naquele dia, Richard entendeu algo. O que não diminui o fato de que ele era uma pessoa muito agradável e animada. Ele era ambicioso, sim, mas se você não for ambicioso, não vai querer ter sucesso, especialmente no ciclismo. Havia Bruno Roussel na equipe técnica e ele também era uma pessoa muito determinada. Mas depois, talvez eles tenham mudado sua visão, havia também um aspecto comercial, a notoriedade. Richard era espontâneo em sua maneira de falar, nos seus gestos, na sua ingenuidade. Isso criou um vínculo com o público.

Isso se estendeu até mesmo a Nicolas Sarkozy. Quando os vimos juntos, não sabíamos quem estava mais orgulhoso: o ciclista encontrando o Presidente da República ou o Presidente da República encontrando o ciclista!

Richard exala muita energia positiva. A França é uma sociedade altamente evoluída que se faz muitas perguntas, mas ele deixou isso de lado. Ele costumava dizer "vamos conseguir. Não sei como, mas vamos conseguir". As pessoas adoravam vê-lo sair em uma corrida. Hoje, é impossível correr assim.

E então ele podia repeti-las, querendo fazer com que o dia seguinte fosse melhor do que o anterior. Ele não fazia nenhuma pergunta a si mesmo. Às vezes, ele nem sabia a rota. Ele dizia: "se eu fizer a Paris-Roubaix, vou vencê-la" quando não estava preparado para isso, mas isso é típico dele. Ele é admirável porque, quando tudo está calculado, ele simplesmente vai em frente e diz "por que não?"

O que você acha dessa nova geração, que certamente ataca, mas também observa muito os sensores de potência e não se move sem antes receber instruções do chefe de equipe?

Na minha opinião, depois da Fórmula 1, o ciclismo é o esporte que mais depende da constante evolução da tecnologia. Hoje, o esforço é mais regular e constante e a diferença é feita nos últimos 2 quilômetros para ganhar alguns segundos. Isso me deixa nostálgico, porque, na minha época, era mais uma questão de sentimento, com ciclistas que podiam começar a 25 quilômetros do final e as diferenças eram contadas em minutos. Agora, os ciclistas são orientados em seus esforços por médicos e preparadores físicos. É mais automatizado e controlado.

A etapa de Puy-de-Dôme, com toda a mitologia que envolve essa subida, teria merecido um duelo pela vitória da etapa entre Pogacar e Vingegaard. Será que estávamos esperando demais?

O Puy-de-Dôme é mítico, mas é uma competição com muita estratégia, e a forma como o Tour foi planejado significava que já havia ciclistas a 45 minutos um do outro na classificação geral. Se o Tour tivesse terminado no dia seguinte, a etapa não teria sido a mesma. Apesar de tudo, a Pogacar ganhou alguns segundos preciosos. Com Vingegaard, eles estão fazendo sua própria corrida, estão em uma classe própria.

Você já correu a Paris-Roubaix 7 vezes e terminou 5 vezes. Alguma vez você já se perguntou como foi de Curitiba para o Inferno do Norte?

Bernard Thévenet, que era diretor esportivo da RMO, disse uma vez que eu era o mais francês dos brasileiros. A Paris-Roubaix é sempre mais simples em um filme. Na corrida, o perigo está em toda parte, mas eu era bom em provas clássicas. Também fiz Milão-San Remo 9 vezes, por exemplo. Gostei muito da atmosfera. Em 1991, sabíamos que Marc Madiot poderia vencer. Na véspera, ele disse aos chefes de equipe para gelar o champanhe porque ele ia ganhar. Ele saiu com essa energia positiva. Você sempre pode ver isso quando ele fala em entrevistas, mesmo que às vezes pareça agressivo. Ele é sempre muito expressivo.

Ele não acha que seus líderes David Gaudu e Thibaut Pinot não têm a agressividade e um certo tipo de caráter que ele ou Bernard Hinault tinham?

Hinault impôs sua personalidade. Havia corridas em que ele dizia que um de seus companheiros de equipe iria vencer e, se ele não seguisse as ordens, ele dizia que, se fosse assim, ele venceria... e ele venceu! Comparado a hoje, Vingegaard e Pogacar têm uma atitude bem-humorada. Eles são respeitosos, extremamente disciplinados, mas não há mais malícia. Quando cheguei ao pelotão, havia uma cultura do chefão com Anquetil, Merckx, Hinault e Indurain.

Isso continuou com Armstrong. Hoje, quando se trata de dificuldade, há uma forma de respeito, sem esquecer que é preciso prestar atenção em tudo. Por exemplo, quando Wout van Aert jogou fora sua garrafa após a etapa de San Sebastian, isso correu o mundo, foi um grande escândalo. Essa geração quer brilhar, ser profissional, sem se tornar agressiva, o que está de acordo com todas as questões financeiras que os cercam. Eles também precisam ter essa atitude em relação aos jovens que os admiram. O comportamento do passado também se deve ao fato de que as diferenças eram muito maiores, enquanto agora é uma questão de segundos.

Última pergunta, impossível de evitar: Vingegaard ou Pogacar de amarelo em Paris?

As coisas ficarão mais claras após o Grand Colombier. Pogacar se vê isolado mais rapidamente, mas assim que se torna um mano a mano, acho que ele é um pouco melhor que Vingegaard... mas posso estar errado (risos).