Mark Cavendish, estrela do ciclismo, se aposentará no fim da temporada 2023
O ciclista britânico, 34 vezes vencedor de etapas do Tour de France e recordista ao lado do belga Eddy Merckx, disputará seu último Tour em Julho. O atleta de 38 anos, conhecido como "Míssil Manx", fez o anúncio ao lado de sua esposa e filhos em uma coletiva de imprensa em Coccaglio durante o dia de descanso no Giro d'Italia.
"Adorei correr cada quilômetro desta corrida até agora, então sinto que é o momento perfeito para dizer que é meu último Giro d'Italia e 2023 será minha última temporada como ciclista profissional", disse Cavendish.
"Esta corrida (o Giro) tem um lugar importante no meu coração como ciclista e pessoa", disse ele. O Giro d'Italia me deu minhas primeiras vitórias em Grand Tour em 2008. A Itália foi minha casa por muitos anos durante minha carreira. E as pessoas aqui me receberam como um deles."
Maior velocista da história
Nascido em Douglas, na Ilha de Man, o ex-funcionário de banco ingressou na British Cycling Academy em 2003. Em 2008, ele venceu a sua primeira etapa do Tour de France com a equipe alemã T-Mobile, acumulando 30 em um período de domínio até 2016. O diretor do Tour de France, Christian Prudhomme, disse à AFP antes do Tour de 2018 que Cavendish não tinha "nada a provar".
"Muitas pessoas vão mencionar Mario Cipollini, mas para mim Mark Cavendish é o maior velocista de todos os tempos do Tour de France", disse o diretor da corrida.
Cavendish também venceu o campeonato mundial em Copenhagen em 2011 e a corrida de um monumento Milan-San Remo em 2009. Ele correu pela T-Mobile, Team Sky, Bahrain, Quick-Step e atualmente está com Astana.