Sepp Kuss vence Volta da Espanha e equipe Jumbo-Visma faz história
Embora os co-líderes do Jumbo-Visma, Vingegaard e Roglic, estejam acostumados a ser os capitães, esta semana eles apoiaram seu habitual e leal gregário Sepp Kuss em seu primeiro título de Grande Volta por aparentes ordens de equipe. Kuss, 29 anos, cruzou a linha com um sorriso largo, sua posição como líder da classificação geral não estava ameaçada na etapa plana de 101,5 quilômetros até Madri.
O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard terminou em segundo, 17 segundos atrás de Kuss, que terminou a cansativa volta de 21 etapas em 76 horas, 48 minutos e 21 segundos. Roglic ficou em terceiro, pouco mais de um minuto atrás de Kuss, com o espanhol Juan Ayuso, da UAE Team Emirates, batendo seus compatriotas Mikel Landa e Enric Mas, ficando em quarto lugar.
De gregário a campeão
Kuss fez parte da Jumbo-Visma em sete vitórias da equipe em Grandes Voltas, incluindo o tricampeonato da Volta da Espanha de Roglic entre 2019-2021. Ele também se tornou o segundo ciclista a competir as três Grandes Voltas em uma temporada e vencer um, atrás de Gastone Nencini em 1957.
Sepp Kuss é apenas o quarto ciclista norte-americano a vencer uma Grande Volta, depois de Chris Horner na Volta da Espanha em 2013, Greg LeMond, que venceu três Tour de Frances entre 1986 e 1990, e Andrew Hampsten, campeão do Giro em 1988. Lance Armstrong, sete vezes vencedor do Tour de France entre 1999 e 2005, e Floyd Landis, coroado em 2006 na mesma corrida, tiveram as suas vitórias retiradas pela União Ciclística Internacional após terem sido condenados por doping.
Os organizadores da corrida anunciaram que o início da Volta da Espanha de 2024 acontecerá na capital portuguesa, Lisboa, no dia 17 de agosto, que também foi a primeira cidade fora da Espanha a sediar uma primeira etapa.