Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Clubes da Premier League batem recorde de gastos em janeiro

Atualizada
Promessa ucraniana custou ao Chelsea £88 milhões
Promessa ucraniana custou ao Chelsea £88 milhõesAFP
Os clubes ingleses bateram seu próprio recorde de gastos em contratações na janela de transferências do inverno europeu, com um montante até o momento de 440 milhões de libras, segundo estudo da consultoria francesa Deloitte publicado nesta terça-feira (24).

Os gastos brutos das equipes da Premier League superaram na tarde desta terça o recorde anterior, que era de 430 milhões de libras, estabelecido em janeiro de 2018.

"Janeiro de 2023 já superou o recorde de gastos em todas as janelas de inverno anteriores, os clubes da Premier League buscam reforçar seus elencos antes da segunda metade de uma temporada crucial", explicou Calum Ross, diretor adjunto do grupo Sports Business do Deloitte.

O Chelsea foi o time inglês mais mão aberta da janela. Comprado recentemente pelo multimilionário americano Todd Boehly, o clube londrino gastou 180 milhões de libras. Deste montante, aproximadamente 88 milhões de libras foram usados na contratação da promessa ucraniana Mykhailo Mudryk (22 anos) junto ao Shakhtar Donetsk.

Outra das grandes transações de janeiro foi a chegada ao Liverpool do holandês Cody Gakpo, uma das revelações da Copa do Mundo de 2022, por 44 milhões de libras junto ao PSV.

A uma semana do fechamento da janela, o recorde ainda pode aumentar. No ano passado, os investimentos na última semana do mercado foram de 105 milhões de libras, até alcançar um total de 295 milhões de libras no total.

"A temporada 2022-2023 viu como os clubes investiram massivamente em seus elencos e, até o dia de hoje, os clubes da Premier League gastaram mais de 2,4 bilhões de libras em transferências de jogadores", incluindo os valores de transações durante a janela de meio de ano, explicou Ross.

"A chegada de novos proprietários e a disponibilidade de recursos financeiros que permitem desembolsar valores recordes para maximizar o desempenho continuam contribuindo a níveis recordes de gastos", continuou o especialista, para quem tais investimentos mostram que os clubes ingleses se recuperaram economicamente depois da pandemia.

Os mais ricos do mundo

Segundo a Deloitte, mais da metade dos 20 clubes que mais geram receitas no mundo são da Premier League. Na última temporada, o Manchester City liderou o ranking pelo segundo ano consecutivo atingindo incríveis 619 milhões de libras em receita.

O West Ham está acima do todo-poderoso Milan, por exemplo, e o Leeds ganha mais dinheiro que os campeões europeus Ajax e Porto.

Veja a lista abaixo:

Receitas dos clubes na temporada 2021/2022
Receitas dos clubes na temporada 2021/2022Deloitte Money League