COI autoriza russos e bielorrussos sob bandeira neutra em Paris 2024
Apenas onze "atletas individuais neutros", oito russos e três bielorrussos, estão classificados, até o momento, para a competição, especificou o COI em comunicado, frente a cerca de 60 competidores ucranianos.
A questão é crucial devido ao receio em assistir uma delegação ucraniana ausente ou muito pequena em Paris, gerando preocupação para a organização olímpica. Do ponto de vista político, isso teria tornado a presença de atletas russos uma questão mais delicada, mesmo sem hino ou bandeira.
Após a exclusão dos russos e bielorrussos do mundo esportivo no final de fevereiro de 2022, depois da invasão russa a Ucrânia, o COI pensou duas vezes em estabelecer seu retorno, explicando em diversas ocasiões que os atletas não deveriam "pagar" pelos atos do seu governo.
Em março passado, a entidade olímpica recomendou às federações internacionais que reintegrassem os atletas destas nacionalidades nas competições sob uma bandeira neutra, adiando para "um momento apropriado" a sua decisão sobre os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, e os de Inverno de 2026, em Milão-Cortina.