Com muito drama, Argentina bate Holanda nos pênaltis e vai à semifinal
Esta é a sexta vez que a Argentina se garante entre as quatro primeiras seleções de um Mundial, em 18 participações. Os argentinos buscam o tricampeonato e a coroação da carreira de Lionel Messi.
Lionel Scaloni mudou o esquema para o jogo contra a Holanda e entrou com três zagueiros: Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Lisandro Martínez. Papu Gómez e Ángel Di María começaram no banco de reservas e Lionel Messi e Julián Álvarez passaram a formar o ataque argentino.
Messi fura bloqueio holandês
O jogo começou com muito estudo e poucas chances de gol para as duas equipes. Com os dois meio-campos sendo espelhados em duas linhas de cinco, o jogo ficava muito travado na marcação das duas equipes. Porém, aos poucos, a Argentina conseguia furar o bloqueio holandês.
Confira a cobertura completa da Copa do Mundo no Flashscore
A grande chance argentina na primeira etapa foi justamente o gol, e surgiu dos pés de Messi. O craque argentino recebeu a bola antes da segunda linha de marcação e, mesmo assim, conseguiu encontrar Nahuel Molina invadindo a área. O lateral-direito dominou e finalizou na saída de Andries Noppert, antes que fosse desarmado por Virgil Van Dijk, .
A Holanda, que só finalizou uma vez na primeira etapa, continuou sendo completamente anulada ofensivamente pela Argentina. O jogo seguia muito travado no meio-campo, sem os dois times criarem chances de gol.
Holanda busca empate
A calmaria foi interrompida com o pênalto cometido por Denzel Dumfries sobre Marcus Acuña na ponta esquerda do ataque. Messi pegou a bola e marcou o seu 10º gol em Copas do Mundo, empatando com Batistuta como o argentino com mais gols em Mundiais.
A Holanda, depois de ficar quase o segundo tempo inteiro sem criar, achou um gol com Wout Weghorst, completando cruzamento dentro da área. A pressão holandesa seguiu até o apito final, na base do abafa.
O empate veio no último lance do jogo. Em cobrança de falta ensaiada, Weghorst recebeu na área e, com muito oportunismo, bateu na saída do goleiro para fazer o 2 a 2 e forçar a prorrogação.
Argentina é melhor na prorrogação
O time de Lionel Scaloni tentou, de todas as formas, evitar a disputa por pênaltis. Enzo Fernández chutou com perigo duas vezes de fora da área. Messi também teve sua chance.
Di María entrou no segundo tempo da prorrogação e quase marcou um gol olímpico. Mesmo com todas as tentativas, a Holanda resistiu e segurou o 2 a 2.
Emiliano Martínez é herói
O goleiro Emiliano Martínez pegou os pênaltis de Van Dijk e Steven Berghuis logo nas duas primeira cobranças. Depois Enzo Fernández perdeu e deu emoção à disputa, mas Lautaro Martínez marcou o quinto e decisivo pênalti para levar os argentinos à semifinal.