Com Pepa no Cruzeiro, Série A do Brasil conta agora com oito portugueses no comando
Com Pepa no Cruzeiro, o número de técnicos portugueses na Série A do Brasileiro até o momento chega ao total de oito profissionais. O mais vitorioso deles é Abel Ferreira, que levou o Palmeiras às conquistas da Libertadores da América de 2020 e 2021, do Campeonato Brasileiro de 2022 e da Copa do Brasil de 2020, além da Recopa Sul-Americana, o Campeonato Paulista de 2022 e a Supercopa do Brasil de 2023. Ele pode conquistar mais um título nesta temporada, já que o Palmeiras está assegurado na grande decisão do Paulistão.
O Flamengo, time com maior torcida no futebol brasileiro, também está sob o comando de um técnico português. Mesmo oscilante, Vítor Pereira, ex-Corinthians, permanece no cargo e levou o time rubro-negro à final do Campeonato Carioca e vai em busca do título sobre o Fluminense.
Ainda no Rio de Janeiro, outro português no comando é Luís Castro, que está na equipe do Botafogo desde março de 2022 e foi o escolhido por John Textor para ser o comandante após deixar o Al-Duhail, do Catar. Ele ainda passou dois anos no Shakhtar Donetsk, onde conquistou o campeonato ucraniano.
Mas a história do Cruzeiro com técnicos portugueses é anterior ainda à era Jorge Jesus no Flamengo. O clube mineiro pode ser considerado um dos pioneiros neste movimento, já que em 2016, a Raposa anunciou a contratação do português Paulo Bento, que já havia comandado o Sporting e a seleção portuguesa. Ele treinou o Cruzeiro em 17 jogos, 15 pelo Brasileirão e dois pela Copa do Brasil, obtendo seis vitórias, três empates e oito derrotas, um aproveitamento de 41,17% dos pontos. Acabou demitido. Ele esteve recentemente à frente da seleção da Coreia do Sul na última Copa do Mundo.
Veja a lista completa dos técnicos portugueses na Série A do Brasil:
Abel Ferreira - Palmeiras - Multicampeão pelo Palmeiras e um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro na atualidade.
Vítor Pereira - Flamengo - Classificado à final do Campeonato Carioca, em busca de seu primeiro título pelo clube após decepções na Supercopa do Brasil, na Recopa Sul-Americana e no Mundial de Clubes.
Luís Castro - Botafogo - Após um Carioca decepcionante, levou o time à terceira fase da Copa do Brasil.
Pepa - Cruzeiro - Ele esteve por último no Al-Tai, da Arábia Saudita. Aos 42 anos, é visto como um dos técnico mais promissores da nova geração portuguesa. Na temporada 2021-2022 do futebol português, Pepa levou o Vitória de Guimarães ao sexto lugar do Campeonato Português, com 48 pontos em 34 rodadas. Uma temporada antes, ele finalizou a liga local na quinta posição, comandando um Paços de Ferreira que registrou 53 pontos.
Antônio Oliveira - Coritiba - Anunciado pelo clube no fim do ano passado, o português vem sendo criticado pela torcida do Coxa, mas prefere minimizar o assunto. Um dos objetivos traçados pela diretoria do time paranaense, o comandante já executou, que foi a classificação à terceira fase da Copa do Brasil. Apesar disso, o Coritiba teve uma eliminação precoce no Campeonato Paranaense ao cair para o FC Cascavel. Uma campanha abaixo do esperado do último campeão estadual.
Renato Paiva - Bahia - Comandante escolhido para liderar a chegada do grupo City ao Bahia, Paiva ainda busca a melhor performance no Tricolor de Aço. O time ainda é instável e mais reforços deverão chegar para a Série A. No entanto, celebra a classificação do time à final do Campeonato Baiano.
Pedro Caixinha - Red Bull Bragantino - Ele chegou ao futebol brasileiro após grande rodagem na América Latina, onde comandou o Cruz Azul e Santos Laguna, do México, e também o Talleres, da Argentina. O Massa Bruta acabou sendo eliminado de forma precoce na segunda fase da Copa do Brasil para o Ypiranga de Erechim, mas está na semifinal do Campeonato Paulista.
Ivo Vieira - Cuiabá - Ele chegou no Cuiabá justamente para substituir Antônio Oliveira, que está hoje no Coritiba. O comandante estava no Gil Vicente e tem vínculo até o fim do Brasileirão desta temporada. Na temporada 2022/23, o treinador comandou o Gil Vicente na Europa Conference League, na Liga Portuguesa e Taça de Portugal. Em 16 jogos, teve uma campanha com quatro vitórias, quatro empates e oito derrotas. No Cuiabá, ele atualmente luta para levar o time à decisão do Campeonato Mato-Grossense.