Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comitê de Apelações da FIFA confirma a suspensão de Luis Rubiales

AFP
Rubiales teve suspensão confirmada pela FIFA
Rubiales teve suspensão confirmada pela FIFAProfimedia
A Comitê de Apelações da FIFA confirmou, nesta sexta-feira (26), a suspensão por três anos de atividades relacionadas ao futebol do ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales, pelo beijo forçado à jogadora espanhola Jenni Hermoso.

Após analisar a documentação apresentada, o comitê "decidiu rejeitar seu recurso e confirma a sanção imposta ao senhor Rubiales", afirmou a FIFA em um comunicado nesta sexta-feira.

"Entre outras considerações, o Comitê de Apelação confirmou que o senhor Rubiales se comportou de forma contrária aos princípios contemplados no artigo 13º do Código Disciplinar da FIFA durante e depois" da final da Copa do Mundo feminina, vencida pela Espanha no ano passado.

O beijo forçado de Rubiales em Jenni Hermoso durante a entrega de medalhas na Copa do Mundo feminina
O beijo forçado de Rubiales em Jenni Hermoso durante a entrega de medalhas na Copa do Mundo femininaReprodução

O artigo em questão aborda a "conduta ofensiva e violações dos princípios do fair play".

No dia 31 de outubro, a FIFA anunciou que seu Comitê Disciplinar inabilitou Rubiales de "exercer qualquer atividade relacionada ao futebol por três anos, tanto em âmbito nacional como internacional, ao considerar que sua conduta infringiu o artigo 13º do Código Disciplinar".

Imediatamente o dirigente espanhol anunciou que iria recorrer da decisão. "A partir de agora, anuncio que vou recorrer", afirmou o espanhol naquela ocasião, em um comunicado na rede social X, garantindo que chegaria "até a última instância para que se faça justiça".

A decisão do Comitê de Apelações da FIFA foi informada um dia depois de a Justiça espanhola propôr sua acusação pelo beijo forçado que deu em Jenni Hermoso durante a entrega de medalhas na Copa do Mundo feminina.

As imagens do incidente viralizaram mundo afora junto a outra de um momento em que o então presidente da RFEF segurou suas genitais no camarote do estádio de Sydney a poucos metros da rainha Letícia e sua filha, Sofia.

Embora inicialmente tenha rejeitado abdicar de seu posto, a pressão do governo espanhol, do sistema judiciário e do próprio mundo do futebol acabou levando-o a renunciar ao cargo em 10 de setembro.

Gesto obsceno de Rubiales ao lado da rainha Letícia
Gesto obsceno de Rubiales ao lado da rainha LetíciaReprodução