Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa Brasil de vôlei masculino conta com três estreantes na edição de 2023

O Araguari terá pela frente o Sada Cruzeiro, atual líder e maior favorito
O Araguari terá pela frente o Sada Cruzeiro, atual líder e maior favoritoFlickr - Sada Cruzeiro
Dos oito times presentes na Copa Brasil de vôlei masculino, torneio que dá vaga na Supercopa e na Sul-Americana da próxima temporada, três são estreantes: Araguari (MG), Suzano (SP) e São José dos Campos (SP).

Os três times conseguiram ficar longe da zona de rebaixamento e se firmar entre os oito primeiros colocados ao final do turno da Superliga. 

“É um privilégio participar da Copa Brasil. É uma competição importante, que todo o Brasil acompanha. É um campeonato de tiro curto, mas com grande visibilidade. É preciso muito preparo psicológico, pois não há margem para erros. Somos uma equipe nova, e a Copa Brasil é um excelente teste. É a nossa primeira participação, teremos jogos muito equilibrados e estamos preparados para isso", comenta o central Michel, do São José dos Campos. 

Agora, a missão será ainda mais complicada para bater de frente contra equipes que tiveram melhor classificação e jogarão dentro de casa, valendo vaga nas semifinais. A fase final (semifinais e final) vai acontecer na cidade catarinense de Jaraguá do Sul nos dias 4 e 5 de março. 

Parceiros e adversários

O Araguari terá pela frente o Sada Cruzeiro, atual líder e maior favorito a ganhar tudo na atual temporada. Os dois times possuem forte relação, uma vez que quase todo o elenco da equipe do interior mineiro é formado na base celeste e ainda pertence ao clube do Barro Preto.

O Cruzeiro cedeu os atletas ao adversário para ganharem experiência na temporada antes de retornarem ao clube azul, que pode aproveitá-los ou não no futuro, com a chance, inclusive, de cedê-los novamente para aumentar sua bagagem dentro das quatro linhas. 

“Participar da Copa Brasil é uma satisfação. Este é o primeiro ano do time na Superliga, e a base do elenco é formada por jogadores jovens, na primeira experiência no vôlei profissional. Essa classificação para a Copa Brasil mostra que o trabalho é bem feito e que o time está crescendo.

"Vamos aproveitar o alto nível da competição para evoluir tecnicamente e mentalmente. Por ser uma competição de jogos eliminatórios, há uma expectativa de partidas emocionantes, nas quais todos têm chances”, destaca o ponta Temponi, um dos poucos jogadores do Araguari que não pertecem ao Cruzeiro. 

Defendendo o título

O atual campeão da Copa Brasil é o Minas, que quer fazer valer a força da sua tradição para chegar longe novamente e conquistar um novo título. Foi somente na última temporada que o torneio começou a dar vaga no Campeonato Sul-Americano. Antes disso, o torneio valia "somente" a taça, com a nova proposta aumentando a motivação dos times participantes.

“Estamos bem preparados e vamos defender esse título com unhas e dentes. Passamos por momentos difíceis, uma sequência de derrotas que não deveriam acontecer. Acredito que isso faça parte de uma evolução para ver quais os pontos e aspectos que podemos evoluir. Estamos focados neste jogo para garantirmos a nossa classificação para as semifinais da Copa Brasil”, indica o líbero Maique. 

Líbero Maique quer Minas repetindo campanha do título da última temporada
Líbero Maique quer Minas repetindo campanha do título da última temporadaDivulgação/FIVB

Confira todos os jogos e a programação das quartas de final da Copa Brasil de vôlei masculino

25.01 (QUARTA-FEIRA) Itambé Minas (MG) x Vedacit Vôlei Guarulhos (SP), às 16h30, na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG) – Sportv 2 e Canal Vôlei Brasil

25.01 (QUARTA-FEIRA) Sada Cruzeiro (MG) x Café Vasconcelos/IMEPAC/ARACOOP/Araguari (MG), às 19h, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG) – Sportv 2

25.01 (QUARTA-FEIRA) Sesi-SP x Suzano Vôlei (SP), às 21h30, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) – Sportv 2

26.01 (QUINTA-FEIRA) Vôlei Renata x Farma Conde Vôlei SJC (SP), às 19h, no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP) – Sportv 2 e Canal Vôlei Brasil