Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa Davis vai fazer parte do ATP Tour em 2023

Carlos Alcaraz classificou a Espanha para as finais da Copa Davis
Carlos Alcaraz classificou a Espanha para as finais da Copa DavisProfimedia
A Copa Davis fará parte do calendário da ATP Tour a partir do próximo ano sob um acordo assinado na segunda-feira (31) entre o órgão administrativo do tênis masculino, a Federação Internacional de Tênis (ITF), e a Kosmos (os promotores do torneio).

A mudança veio após o anúncio na semana passada de que a ATP Cup, uma joint venture entre a Tênis Austrália e a ATP, estava sendo substituída por um novo evento misto de nações para dar início à temporada 2023

As decisões refletem uma crescente cooperação entre as turnês masculina e feminina e a ITF, que se juntaram para melhorar a governança do esporte desde a pandemia.

"Proporcionar competições de equipes internacionais atraentes que se encaixem no calendário durante todo o ano e continuem a inovar é uma parte vital disso", disse Andrea Gaudenzi, presidente da ATP.

"A Copa Davis tem uma história incrivelmente rica e estamos entusiasmados em ver esta nova aliança importante impulsionar o evento a partir de 2023".

A fase final da Copa Davis deste ano envolveu 16 nações competindo em quatro grupos em Bolonha, Glasgow, Hamburgo e Valência. A decisão será realizada em novembro em Málaga.

O evento, que foi iniciado em 1900, foi renovado a partir há três anos, depois que a ITF fez um negócio lucrativo com o grupo de investimento espanhol Kosmos.

O presidente da ITF, David Haggerty, disse que a aliança com a ATP fortaleceria a importância da competição de equipe e o "papel único da Copa Davis na elite do tênis profissional masculino".