Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa do Mundo de Xadrez: Magnus Carlsen vence título que faltava na carreira

O número 1 do mundo venceu Pragg no tie-break em Baku
O número 1 do mundo venceu Pragg no tie-break em BakuAFP
Magnus Carlsen derrotou o fenômeno indiano Praggnanandhaa nesta quinta-feira (24) em Baku, Azerbaijão, e se sagrou campeão da Copa do Mundo de Xadrez pela primeira vez em sua gloriosa carreira.

Depois de empatarem as duas primeiras partidas da decisão – disputadas na quarta-feira em formato clássico – Carlsen ganhou o tie-break em formato rápido (25 minutos) após garantir uma vitória com as brancas e um empate com as pretas.

Este era o último grande título de xadrez clássico que o norueguês ainda não havia conquistado.

Logo após a final, Carlsen reconheceu que venceu tudo o que é possível ganhar individualmente no esporte, postando um GIF de um popular programa britânico ("The Inbetweeners") com os dizeres: "Xadrez? Completo".

Ao vencer a Copa, o pentacampeão mundial superou também uma intoxicação alimentar que o acometeu no início da semana e claramente prejudicou suas partidas na quarta-feira.

Praggnanandhaa (conhecido no mundo do xadrez como Pragg), tem apenas 18 anos, mas desbancou os números 2 e 3 do mundo para chegar à decisão com Magnus Carlsen, que é o atual número 1 do ranking da FIDE.

O indiano não resistiu ao end game do campeão
O indiano não resistiu ao end game do campeãoAFP

E agora, Magnus?

Durante o torneio, o norueguês havia dito que estava "entediado" com o xadrez clássico e a nova conquista pode afastá-lo ainda mais dos tabuleiros.

Carlsen, este ano, desistiu de defender seu título mundial, argumentando que o formato da disputa não o interessava mais.

Se Magnus por um lado parece mais perto da aposentadoria, Pragg chegou mais perto da elite do xadrez.

Com o vice-campeonato, o indiano garantiu vaga no Torneio de Candidatos de 2024, que determina o desafiante ao atual campeão mundial.

Após a desistência de Carlsen, o chinês Ding Liren é o atual detentor do título.

Mencionados