Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Corinthians perde para o Ituano nos pênaltis e está eliminado do Paulistão

Ituano foi valente para conquistar o resultado dentro da Neo Química Arena
Ituano foi valente para conquistar o resultado dentro da Neo Química ArenaFederação Paulista/Divulgação
Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Corinthians foi derrotado pelo Ituano por 7 a 6 nos pênaltis, dentro da Neo Química Arena, neste domingo (12), sendo eliminado pelo rival do interior nas quartas de final do Campeonato Paulista. O Galo de Itu avança à fase semifinal, protagonizando uma façanha histórica.

A Neo Química Arena estava tomada. O clima de mata-mata no ar. Pela lógica, parecia que o Corinthians iria com tudo para cima em busca de uma convincente vitória sobre o Ituano, equipe que lutou contra o rebaixamento na fase de classificação, mas recuperou a confiança na reta final e buscou a vaga nas quartas de final. 

E o Galo de Itu teve chances consistentes, não se intimidando com o clima em Itaquera. Em uma delas, Cássio teve que fazer uma grande defesa em chute de Gabriel Barros. A arbitragem, posteriormente, assinalou o impedimento do jogador adversário.

Mas Cássio também acabou aceitando uma pancada de Raí Ramos da intermediária, em lance que colocou o Ituano à frente no placar. Golaço em Itaquera. 

Faltava um algo a mais ao Corinthians, que atuava sem seu principal expoente criativo, o meia Renato Augusto. Mas, mesmo assim, o time teve chances, como uma bola de Adson na trave. Aos 34 minutos, o time encontrou o caminho das redes, fazendo explodir a Neo Química Arena com Paulinho, que não vinha em grande momento no confronto.

Ele subiu para testar após cruzamento de Adson e estufar as redes do goleiro Jefferson Paulino, que chegou a tocar na bola, mas não teve chances de reagir à finalização.

Veja como foi Corinthians 1 x 1 Ituano

Ataque x Defesa

As estatísticas <mark>do</mark> empate entre Corinthians e Ituano
As estatísticas <mark>do</mark> empate entre Corinthians e ItuanoFlashscore

Um segundo tempo nervoso se desenhou em Itaquera. Mas o Corinthians foi mais intenso, criando oportunidades e parando na retranca do Ituano. As substituições colocaram o Timão em ritmo menos acelerado, especialmente com a saída de Adson. 

Demorou um pouco para o Corinthians voltar a ser efetivo, mas quando o fez, colocou o goleiro Jefferson Paulino para trabalhar, como aos 44 da etapa final, quando, após tabela de Giuliano e Pedrinho, Yuri Alberto recebeu na marca do pênalti e finalizou para a defesa do goleiro do Ituano.

O Ituano passou a ser só coração. Chutão para frente, retranca do jeito que dava, até que o tempo normal se encerrou e o valente time do interior conseguiu levar a disputa para os pênaltis. 

Tensão na marca da cal

O Corinthians abriu a disputa. O sempre preciso Fábio Santos incrivelmente parou em Jefferson Paulino, que pegou a cobrança rasteira no canto esquerdo. Foi a vez do Ituano. Person não titubeou frente a Cássio e deslocou o goleiro, batendo no canto esquerdo. Giuliano foi o segundo batedor do Timão e fez o primeiro do time da casa na disputa, deslocando Jefferson Paulino. 

José Aldo manteve o Ituano à frente chutando no canto direito após Cássio escolher o lado contrário. Na sequência, o argentino Fausto Vera bateu forte, no canto direito, recolocando a disputa em 2 a 2. Rafael Pereira foi o responsável pela terceira cobrança do Ituano e mandou uma bomba no meio do gol. Cássio nem teve tempo de reagir.

Yuri Alberto foi para a marca da cal e fez sua parte, também convertendo e empatando a série em 3 a 3. Homem do golaço do primeiro tempo, Raí Ramos acabou falhando na disputa, mandando uma pancada no travessão. Róger Guedes, na sequência, bateu no canto esquerdo alto e colocou o Corinthians à frente, explodindo a Neo Química Arena. Nos pés de Claudinho estava o destino do Ituano, agora pressionado, e ele não se intimidou, deixando tudo igual.

Feito "grandão" do Ituano

Uma nova série se iniciou e Maycon converteu sua cobrança. Jefferson Paulino, o goleiro do Ituano, decidiu enfrentar Cássio e bateu bonito, no alto, no ângulo esquerdo do arqueiro corintiano. Bruno Méndez aumentou a tensão em uma cobrança que Jefferson quase defendeu, passando da linha da bola.

O Ituano estava mais uma vez pressionado e Lucas Siqueira respondeu, deixando tudo igual. Fágner deixou a Fiel sem fôlego ao cobrar no meio do gol, para a catada de Jefferson. Mas Mário Sérgio não foi efetivo frente a Cássio e o goleiro do Corinthians fez a defesa, evitando o que poderia ser a eliminação.

Gil, logo depois, chegou a tirar Jefferson e a cobrança explodiu na trave. O Ituano teve mais uma chance de eliminar o Corinthians e, desta vez, confirmou o serviço com Felipe Saraiva, calando Itaquera. 

Semifinal definida

Com a classificação do Ituano, uma semifinal do Paulista já está definida. O Palmeiras, que eliminou o São Bernardo, terá pela frente o Galo de Itu na próxima fase da competição estadual. 

Confira a tabela do Campeonato Paulista