Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Corinthians x Flamengo: relembre única decisão entre finalistas

Corinthians x Flamengo: relembre única decisão entre finalistas
Corinthians x Flamengo: relembre única decisão entre finalistasCorinthians / Divulgação
Corinthians e Flamengo se enfrentaram uma única vez valendo título na história do confronto. O duelo aconteceu em 1991, na segunda edição da Supercopa do Brasil, torneio de jogo único entre o campeão do Campeonato Brasileiro e o grande vencedor da Copa do Brasil. Depois daquele ano, a competição só voltou a acontecer em 2020.

O campeão brasileiro

No dia 27 de janeiro de 1991, Corinthians e Flamengo se encontraram no estádio do Morumbi, em São Paulo. O Timão adentrou no gramado como campeão brasileiro do ano anterior, o primeiro dos sete títulos nacionais da equipe alvinegra e o fim do estigma regional que o clube paulista carregava. Aquele time não possuía grandes estrelas, mas esbanjava coletividade e ainda contava com um inspiradíssimo Neto, autor também do único gol da final da Supercopa de 1991, derrubando o Flamengo, no Morumbi, e conquistando mais uma glória nacional para o Corinthians. 

Veja a tabela completa da Copa do Brasil

Curiosamente, naquela decisão, o Flamengo contava com dois personagens que se tornariam também figuras do Corinthians anos depois. O 10 do rubro-negro era Marcelinho, que viraria o Marcelinho Carioca, multicampeão pelo Corinthians. O treinador do Flamengo era Vanderlei Luxemburgo, campeão brasileiro com o clube em 1998 e Paulista em 2001.

O campeão da Copa do Brasil

Os rubro-negros chegaram à decisão da Supercopa devido à conquista do título da Copa do Brasil no ano anterior. A taça foi erguida de forma invicta, com o Flamengo vencendo seis partidas e registrando ainda quatro empates. O ataque carioca balançou as redes em 20 oportunidades, registrando uma média de dois gols por partida. O artilheiro daquela conquista foi Gaúcho, com quatro gols. 

Na decisão da Copa do Brasil de 1990, o Flamengo venceu o Goiás, em Juiz de Fora, Minas Gerais, por 1 a 0. Jogando para mais de 45 mil pessoas na volta, no Serra Dourada, o empate sem gols permaneceu no placar, garantindo o título para os cariocas. 

Confira as estatísticas pré-jogo do Flashscore

A taça derradeira

A conquista da Supercopa do Brasil pelo Corinthians em 1991 foi praticamente a despedida do vitorioso time de 1990, já que a temporada não foi frutífera para o clube, caindo nas oitavas de final da Copa Libertadores para o Boca Juniors. Com a eliminação, vários atletas deixaram o clube do Parque São Jorge. 

Já o Flamengo ficaria nos títulos em âmbito regional, com as conquistas da Taça Rio e do Campeonato Carioca de 1991. Na Libertadores daquele ano, o Flamengo pegou justamente o Boca Juniors, que havia eliminado o Corinthians nas oitavas. A equipe carioca teve o mesmo fim do Timão e foi eliminada pelos argentinos nas quartas de final da competição internacional. Apesar de ter sido o bicho-papão dos clubes brasileiros, o Boca foi eliminado pelo Colo-Colo nas semifinais. A equipe chilena se sagraria campeã da Libertadores. 

Corinthians e Flamengo fazem o primeiro jogo da final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (12), às 21h45 (de Brasília), na NeoQuímica Arena, em São Paulo. O jogo da volta será na próxima quarta-feira (19), também às 21h45, no Maracanã.