Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Croácia avança e elimina a Bélgica da Copa com empate sem gols

Guilherme Bianchini
Resultado classificou a Croácia e eliminou a Bélgica
Resultado classificou a Croácia e eliminou a BélgicaAFP
A atual vice-campeã está viva e a terceira colocada em 2018 está morta. Croácia e Bélgica ficaram no 0 a 0 na última rodada do Grupo F da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (1), resultado que classificou os croatas em segundo lugar e mandou os belgas para casa.

O adversário da Croácia nas oitavas de final será o líder do Grupo E, que também terá sua definição nesta quinta-feira. A atual primeira colocada é a Espanha, que faz confronto direto com o Japão para garantir a classificação e a posição. A Costa Rica, que enfrenta a Alemanha, também tem chances de ficar no topo da chave.

Croácia passou em segundo lugar na chave liderada pelo Marrocos
Croácia passou em segundo lugar na chave liderada pelo MarrocosFlashscore

Após chegar à final em 2018 com vitórias na prorrogação e nos pênaltis, a seleção croata chegou ao quinto empate no tempo normal em seus últimos sete jogos de Copa. Com mais uma igualdade, o país dos Bálcãs passou de fase pela terceira vez desde sua independência. Nas outras duas (1998 e 2018) a equipe alcançou ao menos a semifinal.

A Bélgica, por sua vez, amargou a eliminação precoce após chegar às quartas de final no Brasil e às semifinais na Rússia. A equipe se despede do Catar com quatro pontos e apenas um gol marcado.

Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo

Croácia vai para cima

A Croácia jogava pelo empate, mas tomou a iniciativa desde o começo. A equipe chegou duas vezes com perigo antes dos cinco minutos, e não quis saber de administrar o resultado. Novamente recuado, Modric atuava na base da jogada para encontrar passes que clareavam os ataques croatas.

O camisa 10 passou perto de marcar seu primeiro gol nesta Copa, mas Anthony Taylor anulou um pênalti em cima de Andrej Kramaric quando Modric já estava posicionado para a cobrança. O árbitro viu interferência de Dejan Lovren, que estava — milimetricamente — impedido.

As estatísticas do empate sem gols entre Croácia e Bélgica
As estatísticas do empate sem gols entre Croácia e BélgicaOpta/Stats Perform

A Bélgica não fez uma grande etapa inicial, mas se mostrou mais organizada e competitiva do que nas rodadas anteriores. Insatisfeito com as atuações da equipe, Roberto Martínez só manteve Axel Witsel e Kevin De Bruyne entre os jogadores do meio para frente. Além de tirar os irmãos Eden e Thorgan Hazard, o técnico trocou Michy Batshuayi por Dries Mertens.

Lukaku falha

A substituição no comando do ataque não funcionou. Neutralizado pela defesa croata, Mertens deu lugar a Romelu Lukaku no intervalo. 

Mesmo longe de estar 100%, o camisa 9 esteve envolvido nas principais jogadas belgas no segundo tempo. Ele foi responsável pela primeira finalização no alvo do jogo, e depois ainda carimbou a trave após a zaga da Croácia travar Yannick Carrasco.

Bélgica foi para o abafa nos minutos finais, mas pressão não deu resultado
Bélgica foi para o abafa nos minutos finais, mas pressão não deu resultadoOpta/Stats Perform

A falta de ritmo de Lukaku, porém, cobrou seu preço. O centroavante teve ótimas oportunidades na pressão final pelo gol salvador, mas desperdiçou chances que costuma aproveitar. 

Apesar da melhora belga e da situação na tabela, a seleção croata não reduziu seu ímpeto no segundo tempo. Faltou capricho na conclusão das jogadas, e Thibaut Courtois dificultou bastante a missão. Os belgas chegaram a rondar a área com perigo nos minutos finais, mas a excelente atuação de Josko Gvardiol segurou o resultado e colocou a Croácia nas oitavas.