Croácia avança e elimina a Bélgica da Copa com empate sem gols
O adversário da Croácia nas oitavas de final será o líder do Grupo E, que também terá sua definição nesta quinta-feira. A atual primeira colocada é a Espanha, que faz confronto direto com o Japão para garantir a classificação e a posição. A Costa Rica, que enfrenta a Alemanha, também tem chances de ficar no topo da chave.
Após chegar à final em 2018 com vitórias na prorrogação e nos pênaltis, a seleção croata chegou ao quinto empate no tempo normal em seus últimos sete jogos de Copa. Com mais uma igualdade, o país dos Bálcãs passou de fase pela terceira vez desde sua independência. Nas outras duas (1998 e 2018) a equipe alcançou ao menos a semifinal.
A Bélgica, por sua vez, amargou a eliminação precoce após chegar às quartas de final no Brasil e às semifinais na Rússia. A equipe se despede do Catar com quatro pontos e apenas um gol marcado.
Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo
Croácia vai para cima
A Croácia jogava pelo empate, mas tomou a iniciativa desde o começo. A equipe chegou duas vezes com perigo antes dos cinco minutos, e não quis saber de administrar o resultado. Novamente recuado, Modric atuava na base da jogada para encontrar passes que clareavam os ataques croatas.
O camisa 10 passou perto de marcar seu primeiro gol nesta Copa, mas Anthony Taylor anulou um pênalti em cima de Andrej Kramaric quando Modric já estava posicionado para a cobrança. O árbitro viu interferência de Dejan Lovren, que estava — milimetricamente — impedido.
A Bélgica não fez uma grande etapa inicial, mas se mostrou mais organizada e competitiva do que nas rodadas anteriores. Insatisfeito com as atuações da equipe, Roberto Martínez só manteve Axel Witsel e Kevin De Bruyne entre os jogadores do meio para frente. Além de tirar os irmãos Eden e Thorgan Hazard, o técnico trocou Michy Batshuayi por Dries Mertens.
Lukaku falha
A substituição no comando do ataque não funcionou. Neutralizado pela defesa croata, Mertens deu lugar a Romelu Lukaku no intervalo.
Mesmo longe de estar 100%, o camisa 9 esteve envolvido nas principais jogadas belgas no segundo tempo. Ele foi responsável pela primeira finalização no alvo do jogo, e depois ainda carimbou a trave após a zaga da Croácia travar Yannick Carrasco.
A falta de ritmo de Lukaku, porém, cobrou seu preço. O centroavante teve ótimas oportunidades na pressão final pelo gol salvador, mas desperdiçou chances que costuma aproveitar.
Apesar da melhora belga e da situação na tabela, a seleção croata não reduziu seu ímpeto no segundo tempo. Faltou capricho na conclusão das jogadas, e Thibaut Courtois dificultou bastante a missão. Os belgas chegaram a rondar a área com perigo nos minutos finais, mas a excelente atuação de Josko Gvardiol segurou o resultado e colocou a Croácia nas oitavas.