Croácia bate Japão nos pênaltis e avança às quartas de final
A Croácia chega as quartas de final pela terceira vez em seis participações em Copas do Mundo e, mais uma vez, passou pela prorrogação em uma grande competição (Copa do Mundo e Euro) para conquistar a vaga na próxima fase. Este foi o sétimo jogo de mata-mata dos últimos oito envolvendo os croatas em que a partida precisou de um desempate para ser decidida.
Confira a tabela atualizada da Copa do Mundo
Japão sai na frente em 1º tempo equilibrado
As duas equipes entraram com propostas de jogo obedecendo as suas característias e estabeleceram um duelo de estilos. A Croácia buscou ficar com a bola e controlar o jogo através da sua trinca de meio-campo: Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic e Luka Modric. O Japão buscava jogadas em velocidade se utilizando de uma transição muito rápida.
A primeira metade da etapa inicial foi controlada pelos croatas, que criaram perigo em uma finalização de Ivan Perisic, aproveitando um erro da defesa japonesa. Bem postada nos minutos seguintes, a seleção japonesa limitou os croatas aos cruzamentos e começou a incomodar nas saídas em velocidade.
Depois dos 30 minutos passou também a equilibrar o percentual de posse de bola, que terminou o primeiro tempo em 59% x 41% para os asiáticos. Após alguns sustos para o goleiro da Croácia, Dominik Livakovic, Ritsu Doan alçou a bola na área e Daizen Maeda aproveitou desvio para deixar o Japão na frente no fim do primeiro tempo.
Croácia empata no início do 2º tempo
Os cruzamentos croatas, que não tiveram efeito no primeiro tempo, voltaram a ser utilizados logo na volta do intervalo. E o que não deu certo em 45 minutos, resultou em gol em 11 minutos. Dejan Lovren cruzou em diagonal para a área e praticamente sem sair do chão Ivan Perisic cabeceou no canto de Shuichi Gonda. Tudo igual no estádio Al Janoub.
Mesmo após o gol, a dinâmica da partida seguiu a mesma, a Croácia buscando segundo e o Japão se segurando na defesa e criando nas saídas em velocidade. Modric exigiu uma bela de defesa de Gonda, Perisic também finalizou com perigo.
Nos 15 minutos finais do tempo normal as duas equipes baixaram a intensidade e esperaram pela prorrogação, a primeira desta Copa do Mundo.
Japão melhor na prorrogação, mas empate persiste
Com quatro substituições para cada lado antes do tempo extra, o Japão aparentou ter mais condições físicas para os 30 minutos a mais de jogo. Na primeira metade da prorrogação uma boa chance japonesa, Kaoru Mitoma disparou de fora da área e exigiu grande defesa de Livakovic.
A Croácia terminou a prorrogação sem os seus 5 jogadores de frente, por questões físicas precisou substituir todos: Modric, Brozovic, Perisic, Petkovic e Kramaric.
Livakovic é heroi nos pênaltis e garante a Croácia nas quartas
O goleiro croata Dominik Livakovic não deu margem para a emoção e pegou os dois primeiros pênaltis cobrados pelo Japão, batidos por Takumi Minamino e Kaoru Mitoma. Nikola Vlasic e Marcelo Brozovic abriram 2 a 0 na disputa, em seguida. Takuma Asano diminuiu para os japoneses, Marko Livaja perdeu para os croatas. Os cobradores da quarta cobrança de cada lado decidiram o duelo, o capitão japonês Maya Yoshida parou em Livakovic, já Mario Pasalic deslocou Shuichi Gonda e garantiu a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo.
Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo no Flashscore