Cubano Elián quer aproveitar "porta aberta" do Mundial de clubes após decepção do ano passado
"Foi muito difícil de aceitar porque teve negligência do presidente, que não quis pagar a liberação. Ele mentiu pra mim, isso me deixou mais triste ainda, me atingiu bastante", lamenta.
O ano de 2022 reserva nova oportunidade para o cubano, que se transferiu para o Itambé Minas nesta temporada, contando com o "vento a favor" para o novo clube também estar presente no Mundial, que começa nesta quarta-feira (7) e vai até domingo (11) no mesmo Divino Braga.
"Meu empresário conversou muito comigo, me fez acreditar que quando Deus fecha portas, outras se abrem. Isso aconteceu. Uma porta ainda maior se abriu, estou em um clube grande, com uma responsabilidade e chance de resultado ainda maiores", conta o jogador. No currículo de Elián, uma passagem de uma temporada pelo Modena (ITA), um dos maiores clubes do mundo.
Alto nível
O torneio promete grandes dificuldades com times do mais alto nível presentes. Além do Minas, que está na terceira posição da Superliga, outros participantes são o líder e vice-líder do torneio nacional, Sada Cruzeiro, tetracampeão mundial e rival minastenistas e o Vôlei Renata (SP), respectivamente.
Acesse o site do Mundial de clubes de vôlei masculino
Mas as maiores pedreiras vem de fora com os italianos do Perugia e do Trentino. O último representante será o Paykan, do Irã. "O sentimento que tenho agora é de agarrar a chance com todas as minhas forças. Quero ser o melhor jogador do mundo, seguirei dando meu 100% nos jogos, vou dar meu melhor quando estiver em quadra", revela. "Estamos preparados pra tudo, vamos atrás de um bom resultado coletivo e tentarei me destacar individualmente", reforça.
Briga pela vaga de titular
Depois de ser voltar ao Minas, clube que defendeu entre 2017 e 2019, com status de uma das principais contratações, Elián ainda não jogou como gostaria. E engana-se quem pensa que seja por problemas físicos ou alguma lesão.
"É uma simples opção do treinador. Ele acredita que ainda não estou pronto, que preciso crescer fora de quadra para dar meu melhor quando entrar. Acho o motivo um pouco injusto, dou meu melhor sempre. Estou apresentando bons resultados, com exceção do passe, mas preciso respeitar a opinião dele, não posso confrontá-lo. A decisão é dele", afirma.
Nas últimas partidas, Elián tem ganhado mais minutos em quadra, aumentando suas esperanças de jogar por mais tempo no Mundial. "Entrei em momentos complicados, precisando resolver. Acho que consegui aproveitar as oportunidades", completa.
Confira a tabela completa do Mundial de clubes de vôlei masculino
Quarta, 07/12
18h – Itambé Minas (BRA) x Paykan Club (IRI)
21h – Sada Cruzeiro Volei (BRA) x Vôlei Renata (BRA)
Quinta, 08/12
18h – Trentino Itas (ITA) x Paykan Club (IRI)
21h – Vôlei Renata (BRA) x Sir Safety Susa Perugia (ITA)
Sexta, 09/12
18h15 – Itambé Minas (BRA) x Trentino Itas (ITA)
21h15 – Sada Cruzeiro Volei (BRA) x Sir Safety Susa Perugia (ITA)
Sábado, 10/12 – Semifinais
18h15 – 1º do A x 2º do B
21h15 – 1º do B x 2º do A
Domingo, 11/12 – Finais
13h – Disputa de 3º lugar
16h – Decisão