Dados apontam as surpresas do fim de semana: veja boas apostas na Suíça e na Eslováquia
É por isso que o Flashscore, em cooperação com a equipe de analistas da 11Hacks, traz para você todas as sextas dados que mostram em quais jogos do fim de semana as surpresas têm mais chances de aparecer. Confira as deste sábado (4) e domingo (5):
Slovácko x Mladá Boleslav
O Mladá Bolesvlav, oitavo classificado na liga tcheca, visita neste domingo o Slovácko, que ocupa o quarto lugar no campeonato. Embora, de acordo com os apostadores, o Mladá tenha apenas 25% de chance de vencer, a realidade é que este jogo promete ser equilibrado e a equipe do Boleslav pode até vencer se jogar tudo o que sabe.
Em termos da qualidade das oportunidades de gol criadas nesta temporada, as duas equipes são bastante semelhantes. O Mladá Bolesvlav acumulou, até agora, 22,24 Gols Esperados (xG), apenas três a menos que o Slovácko. Por outro lado, o time permite aos seus adversários menos oportunidades perigosas, e de acordo com os dados, deveria ter concedido apenas 21 gols, enquanto o Slovácko já permitiu 23.
A qualidade dos goleiros pende para o lado de Boleslav também. Jan Seda é o melhor guarda-metas desta temporada, juntamente com Jindřich Stanek, do Viktoria Plzen, e Michal Reichl, do Hradec Králové. Dada a quantidade de finalizações que chegam à meta de Seda, ele concede três gols a menos que a média dos goleiros da liga.
Por outro lado, Filip Nguyen, goleiro do Slóvacko, já sofreu quatro gols a mais do que deveria segundo os modelos de análise de dados. Nguyen tem mostrado dificuldades tanto nos remates de dentro da área como nos de meia distância. Desta forma, embora o Slóvacko seja considerado um time defensivamente forte, o Mladá Boleslav está melhor neste quesito.
Uma análise mais aprofundada nas pontas dos setores ofensivos nos dão uma imagem mais completa deste confronto. O Bolesvlav é uma das equipes que mais explora o contra-ataque no campeonato checo. Só o Slavia Praga tem mais contra-golpes, em média, por jogo. Embora os jogadores do Boleslav nem sempre os resolvam da forma ideal, os dados mostram que o Slovácko tem dificuldade em defender transições ofensivas rápidas do adversário.
O Slovácko já sofreu 17 gols em contra-ataque, o segundo pior registo da liga. E esta fraqueza está igualmente demonstrada nos dados: em termos de Gols Esperados Permitidos (xGA, em inglês), só dois times estão piores.
Em lances de bola parada, o time também mostra problemas. Oito equipes do campeonato tcheco defendem melhor neste quesito que o Slovácko.
Contra equipes que jogam com defesa alta, como é o caso do Boleslav, o treinador Martin Svedik tem apostado numa tática mais conservadora. Em média, o Slovácko tem 0,99 xG e 1,16 xGA perante times que jogam dessa maneira.
O Slovácko aposta, sobretudo, em cruzamentos na área para finalizar as suas jogadas. Porém, essa estratégia não se tem revelado eficaz contra o Boleslav, que tem a segunda maior taxa de sucesso de cabeceamentos defensivos da liga checa.
O Mladá Bolesvlav pode, portanto, supreender nesta partida.
Slovan Bratislava x Trnava
O Trnava continua na briga pelo título da Liga Fortuna, principal escalão do futebol da Eslováquia. Nesta 22ª jornada, no sábado, o time enfrenta o vice-líder Slovan Bratislava em um confronto que determinará a posição de ambos na fase final do campeonato.
Nos dados básicos que avaliam a qualidade das oportunidades criadas e das oportunidades convertidas (excetuando os pênaltis), as duas equipes são idênticas.
De acordo com a métrica de pontos esperados, ambas deveriam ter nesta altura 40 pontos, com 33 gols (1,6 por jogo) marcados e 17 (0,8 por jogo) sofridos. Entre os goleiros, a diferença entre os times também é mínima.
Desta forma, será nos detalhes como o fator casa que estará o favoritismo do Slovan? Possivelmente, mas os dados mostram que o Slovan vai enfrentar grandes desafios nesta rodada. O primeiro é a bola parada. Nenhum outro time no campeonato criou melhores chances e marcou mais gols neste quesito que o Trnava.
Por outro lado, as bolas paradas são a principal fraqueza do time da capital – eles são a quinta equipe que mais oportunidades permite e a quarta que mais gols sofre nessas situações.
O que pode ser um enorme problema para a defesa do Bratislava é a forma como o Trnava faz a bola chegar no miolo da área.
Eles criam suas melhores chances ao achar o segundo pau com cruzamentos na área, algo em que são fortes de ambos os lados do campo. Este é o tipo de ataque em que o Slovan mais concedeu chances nesta temporada. Se eles não conseguirem interceptar esses cruzamentos, o Trnava criará chances claras de gol.
Zurique x Servette
Terminamos esta análise na Liga da Suíça, que terá neste fim de semana sua 23ª rodada, com crucial confronto entre o Zurich e o Servette. A equipe de Genebra quer manter o segundo lugar, que garante vaga na pré-Liga dos Campeões. Já o Zurich está apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.
Esta partida é, não só um bom exemplo do equilíbrio na primeira divisão suíça, mas também a prova de que a sorte e o azar podem influenciar nos resultados.
Em termos da qualidade das oportunidades permitidas, o Zurich tem uma defesa ligeiramente melhor. No ataque, a diferença entre os times que estão em extremos opostos da tabela é marginal: o Servette criou apenas três gols esperados a mais que seu adversário.
A realidade mostra, porém, que o Zurique marcou cinco gols a menos, sofreu cinco a mais e está, por isso, 12 pontos atrás do Servette na classificação.
Olhando para os dados, o Servette tem o favoritismo neste jogo. Ambos os times são bons na bola aérea, mas o Servette não se limita a cruzamentos. Eles têm criado suas melhores chances em jogadas na área e passes perpendiculares vindos do meio-campo. Situações em que o Zurique, segundo os dados, é mais vulnerável.
Boa sorte "hackeando" o fim de semana!