Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dados apontam surpresas do fim de semana; veja boas apostas em Espanha e França

Betis enfrenta o Mallorca em LaLiga neste fim de semana
Betis enfrenta o Mallorca em LaLiga neste fim de semanaProfimedia
Quem vai ganhar? Eis a questão que os fãs do esporte e os especialistas abordam diariamente ao redor do mundo. Na maioria das vezes, porém, eles são guiados pelos sentimentos e por suas próprias impressões, em vez de dados inquestionáveis.

A resposta certa para esta pergunta pode ser bem valiosa. Principalmente se for um tropeço do favorito. A equipe do Flashscore Notícias traz a você, todas as sextas-feiras, em cooperação com uma equipe de analistas de dados da 11Hacks, a análise dos jogos em que os números revelam um possível resultado (in)esperado.

Betis x Mallorca

O 10º colocado Mallorca tirou pontos da Real Sociedad (4ª) na última rodada de LaLiga, e tentará fazer o mesmo contra o Betis (5º) neste fim de semana. A equipe, treinada por Javier Aguirre, conta com uma defesa sólida.

Em termos de qualidade e número de finalizações permitidas, é a 4ª melhor defesa, atrás apenas de Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao.

Gols sofridos sem considerar pênaltis (NPGoalsC) e gols esperados permitidos (xGa)
Gols sofridos sem considerar pênaltis (NPGoalsC) e gols esperados permitidos (xGa)11Hacks

Enquanto o Betis estiver procurando espaços contra um bloco baixo, deve sofrer na partida.

Por quê?

Nenhum outro time do Campeonato Espanhol cometeu um número tão alto de faltas em uma partida como o Mallorca. Graças ao seu estilo de jogo "desagradável", eles já conseguiram vencer Real e Atlético, e até mesmo o Villareal duas vezes.

De acordo com a métrica de pontos esperados sem contabilizar pênaltis, o Mallorca deveria estar em oitavo lugar, com uma vantagem de dois pontos sobre o Betis. Os dados mostram que a equipe defende muito bem os espaços dentro de sua própria área. Em comparação com a média do campeonato, é significativamente melhor em parar passes e correr para esses espaços.

O Betis terá, portanto, mais dificuldade para encontrar espaços para um passe de retorno. Em menor grau, também terá menos sucesso no passe que furam a defesa — dois tipos de situação que o time acabou utilizando nesta temporada.

Eles são muito perigosos nos contra-ataques, mas o Mallorca também se defende bem nesse quesito. Apenas uma outra equipe tem um xG mais baixo em contra-ataques: o Real Madrid.

O jogo pode ser decidido na bola parada. O Betis é a terceira pior defesa nesse quesito em La Liga. Além disso, o artilheiro do Mallorca, Vedat Muriqi, volta de suspensão, e está entre os principais recebedores de cruzamentos em situações de bola parada, juntamente com os zagueiros  Raíllo e Copet.

Montpellier x Clermont Foot

Na 28ª rodada da Ligue 1, o Montpellier recebe o Clermont Foot, no duelo entre o 13º e o 12º colocados. O Montpellier está apenas um ponto atrás do adversário e é, de acordo com os apostadores, o grande favorito.

Isso provavelmente se deve em parte às últimas cinco partidas disputadas pelo time de Michel Der Zakarian. O técnico foi contratado no início de fevereiro e não sofreu nenhuma derrota. Seus únicos pontos perdidos vieram em um empate com o forte Lens. O Clermont Foot, por outro lado, ganhou apenas uma vez.

No entanto, enquanto o Montpellier teve uma sequência muito fácil, o Clermont enfrentou Lille, Monaco, Olympique de Marselha, Rennes e, mais recentemente, o Lens — times do 2º ao 6º lugar na tabela.

Além disso, a análise dos dados sugere que duas equipes muito parecidas irão se enfrentar — sobretudo no desempenho defensivo. Os modelos matemáticos mostram que a qualidade das chances permitidas é bem semelhante.

O Clermont deveria ter sofrido 38 gols, mas só sofreu 30.

Gols esperados em bolas paradas
Gols esperados em bolas paradas11Hacks

Uma razão para isso é o desempenho de Mory Diaw, que está entre os melhores goleiros da temporada. Se um goleiro médio da Ligue 1 enfrentasse chutes idênticos, teria sofrido seis gols a mais.

Na tabela de pontos esperados, o Montpellier tem uma vantagem de dois pontos sobre seus adversários no domingo (19), o que se deve ao seu desempenho ofensivo ligeiramente melhor. Além disso, na realidade, o Clermont sofre com o fato de que seus jogadores perdem boas chances.

Mas eles têm várias armas que poderiam usar a seu favor. Uma delas é a bola parada. O Clermont cria um grande volume de chances a partir de escanteios e faltas, e só cinco times são melhores em termos de xG total. E o Montpellier não se destaca exatamente por isso — é o em termos de xG permitido a partir dessas situações, além de ter uma taxa de sucesso de cabeçadas defensivas abaixo da média.

O Montpellier não deve se sentir confortável com a maneira como o Clermont cria chances. A análise dos passes mostra que suas finalizações mais perigosas surgem a partir de cruzamentos dos flancos. Eles também são bons com passes curtos após entrarem na área. Esses são dois tipos de passes nos quais o Montpellier concede as oportunidades de gol mais perigosas.

Puskás vs Ujpest

No quesito azar, o Ujpest é o time a ser batido na atual edição do Campeonato Húngaro. De acordo com o modelo de pontos esperados, eles deveriam ter 10 a mais, o que significaria uma subida para o segundo lugar, atrás do rival Ferencváros.

Na tabela real, porém, o clube está em nono lugar, três pontos acima da zona de rebaixamento. Ao mesmo tempo, está a apenas sete pontos da zona de classificação para competições europeias.

O Újpest tem praticamente a mesma qualidade na defesa que o Ferencváros em termos de gols esperados permitidos (e ligeiramente melhor que o Puskás). Apesar de o xGA ser de 22, no entanto, o time acabou sofrendo 34 gols. O goleiro Dorde Nikolic admitiu ter sofrido alguns gols que não deveria, mas também buscou a bola no fundo da rede após situações em que não pôde fazer muito.

O quarto colocado Puskás deveria ter ganho dois pontos a menos do que seu adversário neste domingo. A equipe está a apenas um ponto da zona de classificação para competições europeias. Ambas as equipes estão em níveis semelhantes de xG, e o mesmo acontece nos gols marcados.

Os pontos fortes de Újpesti estão em bolas paradas, nas quais apenas o Paksi e o ZTE tiveram melhor desempenho. O Puskás tem o segundo maior xG permitido e o segundo maior número de gols sofridos nessas situações. Além disso, tem uma taxa de sucesso baixa nas cabeçadas em todas as áreas do campo.

O Puskás concede muitas chances do lado esquerdo da área (do ponto de vista defensivo); o Újpest, por outro lado, cria os melhores ataques por essa região. Devido a uma fraqueza do Puskás na bola aérea, o Újpest terá como objetivo cruzar da linha de fundo, um dos passes mais eficazes da equipe.