Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dados do 11Hacks mostram Argentina e Brasil liderando números da Copa do Mundo

Dados do 11Hacks mostram Argentina e Brasil liderando números da Copa do Mundo
Dados do 11Hacks mostram Argentina e Brasil liderando números da Copa do MundoProfimedia
Argentina e Brasil são os dois favoritos para vencer a Copa do Mundo no Catar, conforme previsto por inúmeros fãs e especialistas, incluindo jogadores e ex-jogadores, treinadores e comentaristas de futebol. Especialistas em dados esportivos da empresa tcheca de análise 11Hacks analisaram alguns números e também acreditam que um dos gigantes sul-americanos deve prevalecer no Catar. A 11Hacks compartilhará suas análises e insights em parceria com o Flashscore News durante a Copa do Mundo.

Brasil

O fato de Vinicius Junior (22), atacante do Real Madrid, estar ausente da maioria das escalações esperadas para o jogo de estreia do Brasil contra a Sérvia é prova suficiente da força e profundidade desta equipe ultra-ofensiva e talentosa. 

Neste ano, os brasileiros já disputaram oito partidas, marcando 26 gols. Além disso, nesses jogos registram 24,9 gols esperados (xG), média de 3,11 por jogo.

A frequência com que ameaçam o gol advesário não tem precedentes no futebol contemporâneo. Para efeito de comparação - na atual temporada da Premier League, o Liverpool tem média de 1,9 gol por jogo, enquanto Manchester City e Arsenal estão empatados com 1,85.

Saiba mais sobre o 11Hacks aqui

Porém, esta seleção brasileira não depende apenas de Neymar (30) e dos demais jogadores ofensivos. Casemiro (30), por exemplo, um dos melhores volantes, é absolutamente fundamental para o seu sucesso e desempenho.

Quando o United pagou impressionantes 70,65 milhões de euros por Casemiro, em agosto, eles estavam investindo principalmente no que parecia ser uma melhora instantânea para o time. E foi exatamente isso que eles conseguiram. Depois que o ex-jogador do Real ganhou o preparo físico necessário, passou a dominar estatisticamente a liga mais competitiva do mundo.

O impacto de Casemiro no Manchester United em números
O impacto de Casemiro no Manchester United em números11 Hacks

O gráfico acima mostra o desempenho de Casemiro em métricas defensivas selecionadas. Seus números e porcentagens estão listados em cada linha correspondente. 

Para explicar melhor - um percentual de 90 significa que um jogador é melhor do que 90% de todos os jogadores em sua posição. Em outras palavras, ele está entre os 10% melhores.

De acordo com as estatísticas acima, você pode ver que Casemiro ganha a bola mais de cinco vezes por jogo e desarma o adversário quatro vezes em cinco tentativas. Na era pré-Casemiro, o United tinha a 13ª melhor defesa do campeonato, com média de 1,51 gols sofridos por jogo.

No período da nona à décima sexta rodada desta temporada, quando o brasileiro foi titular em todas essas partidas, apenas Arsenal e Brighton registraram melhores estatísticas defensivas.

De 1,51 gols sofridos, o United melhorou para 0,79. Vale lembrar que, nos nove primeiros confrontos, Casemiro enfrentou times do porte de Newcastle, Chelsea, Tottenham e West Ham. Sua contribuição defensiva é inegável e os números também mostram isso.

Tabela de gols esperados a favor e contra entre a 9ª e a 16ª rodada da Premier League
Tabela de gols esperados a favor e contra entre a 9ª e a 16ª rodada da Premier League11 Hacks

Além do meio-campo, o técnico Tite também tem à sua disposição um dos melhores goleiros do mundo. Alisson Becker (30) está há muito tempo em destaque nas avaliações de goleiros.

Radar de goleiros: quanto mais uma fatia está preenchida, melhor o jogador é nesse aspecto
Radar de goleiros: quanto mais uma fatia está preenchida, melhor o jogador é nesse aspecto11Hacks

Se a defesa permite ao adversário um perigoso contra-ataque, não há melhor goleiro do que Alisson no um contra um para evitar o gol. 

A análise do especialista em goleiros John Harrison - com quem 11Hacks trabalhou de perto - mostrou que ele marcou 7,79 defesas acima da média durante a temporada 2021/22. Por uma ampla margem, é o máximo de qualquer goleiro da Premier League na última temporada.

Desempenho dos goleiros no um contra um na Premier League
Desempenho dos goleiros no um contra um na Premier League11Hacks

Argentina

A simplificação excessiva não tem lugar na análise de futebol, no entanto, mantemos o fato de que Lionel Messi (35) ainda é o melhor jogador do planeta.

Um de nossos modelos mais complexos é chamado de probabilidade de gol adicionada ou valor adicionado por meta (GPA+). Este modelo rastreia todos os toques de um jogador na bola e mede o quanto eles aumentam as chances de gol de seu time. 

O GPA+ pode ser rastreado para passes e dribles ao mesmo tempo, dividido em ambas as atividades separadamente ou mapeado para o desempenho de um jogador nessas atividades em terços específicos do campo.

Um índice GPA+ de 16,22 é suficiente para classificar entre os 5% melhores jogadores na posição de Messi, mas o GPA+ de Messi é um recorde sem precedentes de 48,12, algo incrível.

O par de visualizações 2D a seguir mostra os valores GPA+ no eixo y (vertical) e as assistências esperadas e os valores de gols esperados no eixo x (horizontal). Eles mostram estatísticas da Ligue 1 na França.

As assistências esperadas indicam quantas chances reais um jogador cria diretamente para seus companheiros. Os gols esperados indicam em que qualidade de posições ele se coloca para marcar.

Apenas Kylian Mbappe (23) é melhor nessa primeira métrica mencionada e apenas Lois Openda (22) é superior na segunda. Não há jogador mais versátil e útil na Ligue 1 do que Messi considerando esses números.

Eixo X - quantas boas chances ele cria para seus companheiros (26% de chance de uma assistência por jogo), eixo Y - GPA+
Eixo X - quantas boas chances ele cria para seus companheiros (26% de chance de uma assistência por jogo), eixo Y - GPA+11 Hacks
Eixo X - XG por jogo (69% de chance de marcar um gol por jogo), eixo Y - GPA+
Eixo X - XG por jogo (69% de chance de marcar um gol por jogo), eixo Y - GPA+11 Hacks

Um certo paralelo que existe entre Argentina e Brasil é a presença de um volante-chave que está brilhando na Premier League. No caso da Argentina, esse homem é Alexis Mac Allister (23).

A forma de Mac Allister na base do meio-campo teria sido difícil de imaginar apenas dois anos atrás, quando ele estava começando como número dez no Brighton. No entanto, o ex-técnico Graham Potter o converteu em um dos meio-campistas mais importantes da Premier League.

Não temos certeza se ele desempenhará a mesma função em sua seleção, mas ter um jogador tão versátil na equipe dá a Lionel Scaloni mais opções táticas.

Dados de Alexis Mac Allister
Dados de Alexis Mac Allister11 Hacks

Outro paralelo a ser traçado com o Brasil é debaixo das traves, onde o confiável goleiro Emiliano Martinez (30) dá tranquilidade ao time e, à sua frente, está um zagueiro altamente disciplinado e funcional.

Quando a Argentina enfrentou a Itália em junho na Finalíssima, torneio entre vencedores dos campeonatos continentais das duas federações mais fortes, a UEFA e a CONMEBOL, foi uma questão unilateral. A Argentina venceu por 3 a 0.

Nesse jogo, a Argentina somou 2,6 xG, enquanto os italianos, fazendo sua escalação mais forte possível, conseguiram apenas 0,36 xG e apenas um único chute de dentro da área.

O Brasil produziu apenas 0,85 xG na final da Copa América do ano passado (contra os argentinos) e apenas 0,43 xG nas eliminatórias da Copa do Mundo de novembro contra eles.

Tudo isso mostra que a Argentina é um time equilibrado que talvez tenha levado vantagem sobre o Brasil nos últimos tempos e estará de olho no troféu do Catar.