Dados mostram surpresas para o fim de semana: West Ham e Cagliari são boas apostas
É por isso que o Flashscore, em cooperação com a equipe de analistas da 11Hacks, traz para você todas as sextas dados que mostram em quais jogos do fim de semana as surpresas têm mais chances de aparecer. Confira as deste sábado (18) e domingo (19):
Tottenham x West Ham
O West Ham não é um time que deveria estar lutando para não cair na Premier League. De acordo com o modelo matemático de Pontos Esperados, considerando a qualidade das oportunidades criadas e as chances concedidas ao adversário, o West Ham devia ter conquistado 11 pontos a mais do que tem atualmente – o que os levaria para o 10º lugar da classificação.
Nenhuma outra equipe nesta temporada está tão longe do seu desempenho esperado.
A principal razão para a atual 16ª posição do West Ham é o seu ataque disfuncional. Nas duas últimas temporadas, Michail Antonio foi excelente, mas nesta teve apenas 20 arremates em 21 jogos, perdendo alguns gols feitos. Gianluca Scamacca, outra forte aposta no ataque, está tendo uma adaptação lenta à Premier League e Jarrod Bowen está em má fase. A solução deveria ter sido Danny Ings, contratado na janela de inverno junto ao Aston Villa, mas ele ainda não se recuperou totalmente das lesões que sofreu.
Em termos de qualidade das chances criadas, o West Ham está em 13º lugar no Campeonato Inglês.
Contudo, quando (ou se) o ataque começar a funcionar, os Hammers podem subir na tabela. A defesa tem uma base estável, com desempenho bem superior à última temporada, sendo nesta altura a quinta melhor no registo de gols sofridos (atrás apenas de Manchester City, Arsenal, Brighton e Newcastle).
O ataque do Tottenham, por outro lado, está estacionado na média geral da Premier League e é dependente da dupla Harry Kane e Heung-Min Son. É provável que a seca de gols do sul-coreano termine em breve devido à sua quantidade de finalizações em boas posições na área. Mas isso deve acontecer contra equipes com defesas frágeis, o que não é o caso do West Ham.
Embora o ataque do West Ham não esteja brilhante, o time do leste de Londres deve criar chances contra o rival da cidade. A defesa dos Spurs – assim como o ataque – tem sido medíocre (na assepção da palavra) na comparação com as outras equipes da Premier League.
Machucado, o goleiro e capitão do Tottenham Hugo Lloris não vai jogar o dérbi londrino de domingo. Seu substituto será Fraser Forster que, até agora nesta temporada, jogou duas partidas (contra Brentford e Leicester) e tomou seis gols em 10 chutes que chegaram à sua meta.
Outro enorme problema para o Tottenham é a ausência do meia uruguaio Rodrigo Bentancur (que ficará seis meses no DM). Os Spurs perdem um jogador que domina o meio-campo, reina nas recuperações de bola e é capaz de parar as ações do adversário em zonas perigosas. Sem Bentancur, o time de Antonio Conte tomou dois gols do Arsenal, do Brentford e do Aston Villa.
A única vitória sem o uruguaio foi contra o Crystal Palace.
O Tottenham vem de uma derrota pesada contra o Leicester na última jornada da Premier League e de um revés para o Milan na Liga dos Campeões.
Bari x Cagliari
O Cagliari demitiu o treinador Fabio Liverani no Natal, apostando no experiente Claudio Ranieri para assumir seu lugar.
Ranieri pegou o time na 14ª posição na Serie B italiana após uma sequência grande de empates, mas, de acordo com o modelo de Pontos Esperados, eles deveriam estar em quarto lugar.
Agora, depois de cinco jogos sob o comando do novo técnico, o time está em sexto, praticamente alinhado com o que os dados esperavam.
Na qualidade de oportunidades criadas, só o líder Frosinone tem melhores números que o Cagliari. Em termos de oportunidades concedidas apenas Genoa, Frosinone, Reggina e Parma estão à sua frente. Além disso, o Cagliari tem no gol o sérvio Boris Radunovic, um dos melhores goleiros da Série B.
O time da Sardenha deve ameaçar o teórico favoritismo do Bari através de bolas paradas, onde apenas o Ascoli cria, no campeonato, mais oportunidades de gol. E em oportunidades concedidas de gol, o Bari é o 5º pior da liga.
O Bari é, definitivamente, uma das equipes acima da média na Serie B, mas os dados os colocam atrás do Cagliari tanto ofensiva como defensivamente.
Cercle Brugge x Club Brugge
O dérbi de Bruges neste fim de semana pela 26ª jornada do Campeonato Belga deve ser equilibrado, de acordo com os modelos analíticos – sobretudo se olharmos para o bom desempenho defensivo do Cercle Brugge.
O Cercle não perde há cinco jogos, e nesta série invicta concedeu apenas 0,6 Gols Esperados (xG) por jogo – é o melhor número da liga no período.
E os adversários não foram propriamente os mais fáceis. O time mediu forças com o Royale Union Saint-Gilloise (segundo colocado), com o Gent, (quinto colocado) e com o Standard Liège (sexto colocado).
Além disso, o Cercle Brugge tem no elenco, de acordo com a maioria dos dados, o melhor goleiro da Jupiter Pro League: o jovem polonês Radoslaw Majecki.
Por outro lado, o Club Brugge tem no gol o veterano Simon Mignolet que também tem um dos melhores números do campeonato. No entanto, em comparação com o rival, a defesa do Club Brugge permite mais oportunidades perigosas ao adversário.
Olhando para todos os jogos desta temporada, o Club Brugge é apenas o nono no ranking da métrica de xG sofridos.
O treinador Scott Parker fez sete jogos com o time desde que assumiu o cargo no final de dezembro. Ele melhorou o ataque da equipe, mas as lacunas lá atrás ainda são visíveis. Enquanto o Cercle Brugge tem a melhor defesa dos últimos sete jogos, o Club Brugge tem a 11ª.
Olhando aos dados, tudo indica que o Club Brugge, que acaba de ser derrotado em casa pelo Benfica na Champions League, terá um duro teste pela frente perante o rival da cidade.
Além da defesa sólida, o Cercle é igualmente forte nos contra-ataques e nas bolas paradas (o time é o segundo melhor da liga em xG no dois quesitos).
Outra boa notícia para o adversário do Club Brugge é que o meia Jesper Daland, cobrador de faltas oficial do time, está de volta para o dérbi após cumprir suspensão.
Boa sorte tentando hackear o fim de semana!