De Jesus a Endrick: Verdão ganha outro Brasileiro com joias da base
Campeões brasileiros sub-20 e no profssional
A confirmação da conquista do Brasileirão fez com que o zagueiro Naves, o lateral-direito Gustavo Garcia, o lateral-esquerdo Vanderlan, o volante Fabinho e os atacantes Giovani e Endrick entrassem em uma seleta galeria de atletas que foram campeões brasileiros juniores e no profissional na mesma temporada.
Naves participou de mais partidas no time de base do Verdão durante a conquista nacional, com 11 aparições. Já no time profissional, durante o Brasileirão, foram duas aparições. Dos garotos, o que está mais ambientado com o time profissional é Vanderlan, utilizado por Abel em 10 partidas, com um gol marcado.
Mas quem chama atenção neste processo de transição, em especial na reta final do Brasileirão, é o jovem atacante Endrick, de apenas 16 anos. A promessa do Verdão fez o gol do título do Brasileirão Sub-20 e já foi a campo pelo time principal em quatro jogos do torneio nacional, marcando duas vezes.
Inspiração Gabriel Jesus
Endrick e os garotos da base que compõem o elenco campeão dão sequência à tradição de grandes talentos campeões nacionais pelo Verdão. Na conquista do Brasileirão pelo Palmeiras em 2016, Gabriel Jesus, então com 19 anos, foi o artilheiro do clube na competição, com 12 gols, e ainda foi eleito o craque do campeonato. Foi o Brasileirão de despedida de Jesus, que se transferiu para o Manchester City logo na sequência.
Jesus viveu o mesmo tipo de transição de Endrick e os demais garotos palmeirenses desta temporada. Em 2015, a comissão técnica do clube paulista decidiu promover a integração do atacante ao time profissional durante o Brasileirão. Jesus, naquela ocasião, foi eleito a revelação do Campeonato Brasileiro.
Jogador se faz em casa
Presentes no elenco principal do Palmeiras nesta temporada, Gabriel Menino e Wesley estavam no time campeão brasileiro sub-20 em 2018. Menino era um dos titulares da equipe, enquanto Wesley costumava sair do banco de reservas. Os dois foram promovidos ao time principal em 2020 e, mesmo alternando momentos pelo clube, são componentes de uma era multicampeã, com duas Libertadores, dois Paulistões, uma Copa do Brasil e agora a consagração nacional com o título do Brasileirão.
Recordações
Formado na base do Palmeiras, Vágner Love fez parte do time finalista da Copinha em 2003. Naquele ano, ele despontou no futebol sendo decisivo para que o Palmeiras conquistasse o título da Série B e retornasse à elite do futebol nacional, com 21 gols marcados em 32 jogos. Foi sua única conquista pelo clube paulista.