De Mbappé a Gabigol: os melhores jogadores que ficarão livres no mercado em 2024
Os clubes podem negociar com os jogadores em janeiro uma futura transferência quando o seu contrato expira em 30 de junho de 2024 - e há uma grande quantidade de potenciais agentes livres de grande qualidade para as equipes analisarem. Aqui, o Flashscore reuniu um 11 inicial de possíveis transferências livres em 2024.
Guarda-redes: Keylor Navas (PSG)
Keylor Navas vai se tornar agente livre no final da temporada atual e está em baixa de forma no PSG. O goleiro tem um carreira sólida, tendo conquistado títulos na França e na Espanha, bem como a Liga dos Campeões por três vezes.
Menções honrosas (MH): Alex Meret, Rui Patrício, Koen Casteels
Lateral-direito: Sergè Aurier (Nottingham Forest)
Uma das surpresas da Premier League na última temporada foi Sergè Aurier. A sua volta para a Inglaterra com o Nottingham Forest foi bastante discreto, mas Aurier rapidamente se estabeleceu como titular e como alguém mais do que capaz de fazer uma diferença positiva na sobrevivência do Forest na Premier League.
Com o seu contrato para terminar no meio de 2024, vários clubes poderão estar de olho no costa-marfinense para dar alguma estabilidade à sua defesa.
MH: Kenny Tete, Aaron Wan-Bissaka, Lucas Vázquez
Zagueiro: Mario Hermoso (Atlético de Madrid)
Mario Hermoso tem sido um jogador consistente para o Atlético de Madrid nesta temporada, onde atuou 16 vezes em LaLiga e em todos os seis jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões. O espanhol será alvo de grande interesse se o Atlético demorar a lhe oferecer um novo contrato. Aos 28 anos, ele ainda tem alguns dos seus melhores anos pela frente.
MH: Victor Lindelof, Eric Dier, Lukas Klostermann
Zagueiro: Lloyd Kelly (Bournemouth)
Lloyd Kelly, do Bournemouth, apresenta uma opção interessante para muitos clubes da Premier League, em particular. Lesões e o sucesso de Marcos Senesi e Ilya Zabarnyi limitaram a titularidade de Kelly nos últimos tempos, mas o inglês ainda tem apenas 25 anos e é um zagueiro sólido.
MH: Tosin Adarabioyo, Joel Matip, Tiago Djaló
Lateral-esquerdo: Leonardo Spinazzola (Roma)
Muitos se lembram de Leonardo Spinazzola pelas suas fantásticas atuações pela Itália na Euro 2020, onde o seu excelente torneio foi interrompido por uma lesão no tendão de Aquiles que o faria perder os próximos 9 meses de futebol. As lesões continuaram a afetar Spinazzola desde então, ao ponto de o seu contrato expirar no meio de 2024.
Terá 31 anos quando o seu atual contrato terminar, mas participou de 14 jogos até agora nesta temporada e ainda pode ser uma adição valiosa para qualquer equipe que precise de um lateral ofensivo.
MH: Marcos Alonso, Alex Sandro, Harry Toffolo
Meia: Adrien Rabiot (Juventus)
Adrien Rabiot está no auge da sua carreira como meia e parece estar finalmente a começar a realizar parte do potencial que mostrou no início da carreira. A sua passagem pela Juventus parecia perto do fim na temporada passada, até que assinou uma prorrogação de um ano.
Resta saber se o mesmo acontecerá na próxima janela, mas muitos clubes estarão de olho em Rabiot se não houver um novo contrato com a Juventus.
MH: Thiago, Piotr Zielinski, Koke
Meia: Toni Kroos (Real Madrid)
Um dos maiores meias da sua geração, Toni Kroos parece prestes a finalmente deixar o Real Madrid, com os seus 10 anos no gigante europeu perto do fim. Kroos já ganhou tudo o que há para ganhar no futebol, incluindo um Mundial de Clubes e cinco Ligas dos Campeões - no entanto, tem apenas 33 anos e ainda pode entregar em alto nível.
MH: Daichi Kamada, Wilfried Ndidi, Jorginho
Meia: Luka Modric (Real Madrid)
Luka Modric, outro dos lendários meias do Real Madrid, também deverá ser dispensado no final da atual temporada. O vencedor da Bola de Ouro em 2018 vai certamente atrair muitas atenções quando o seu contrato expirar - isto se ele não decidir encerrar a carreira.
MH: Marco Reus, Isco, Dele Alli
Atacante: Nicolas Pépé (Trabzonspor)
Nicolas Pépé, ex-jogador do Arsenal, passou por maus bocados em Inglaterra e não brilhou desde que se mudou para a Turquia, no Trabzonspor, mas pode ser uma opção interessante para as equipas mais modestas da Europa.
Houve uma altura em que Pépé era um dos pontas mais badalados do planeta, depois de ter marcado 22 gols e dado 11 assistências em 2018/19 pelo Nice. Embora não tenha conseguido repetir essa forma desde então, ainda pode ter mais uma oportunidade nas grandes ligas da Europa.
MH: Angel Di Maria, Juan Cuadrado, Felipe Anderson
Atacante: Gabriel Barbosa (Flamengo)
Tecnicamente, o contrato de Gabigol não expira até ao final de 2024, mas muitos clubes da Europa sondarão o atacante brasileiro. Gabriel já teve uma passagem fracassada pela Europa, na Inter de Milão e no Benfica, mas a sua forma desde que regressou ao Brasil tem sido boa e uma nova oportunidade na Europa deve ser tentadora para o jogador de 27 anos.
Ele tem 85 gols no Brasileirão desde a sua volta em 2018 e pode ser uma opção atraente para os clubes que precisam de um atacante.
MH: Anthony Martial*, Che Adams, Kelechi Iheanacho
Atacante: Kylian Mbappé (Paris SG)
Kylian Mbappé é, de longe, o maior nome que ficará sem contrato em 2024, com o seu acordo no PSG finalmente prestes a expirar. O atacante já deixou claro, há algum tempo, que vê um futuro longe de Paris - muito provavelmente no Real Madrid.
No entanto, parece haver sempre a ideia incômoda de que Mbappé poderia assinar outra extensão do contrato com o PSG, o que provavelmente só atrasaria ainda mais a saga da transferência.