Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Decisão sobre liberdade condicional de Oscar Pistorius é marcada para 31 de março

Campeão paralímpico Pistorius saberá, em 30 dias, se vai obter liberdade condicional
Campeão paralímpico Pistorius saberá, em 30 dias, se vai obter liberdade condicionalProfimedia
O campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, que matou sua namorada há dez anos, saberá dentro de um mês se poderá obter a liberdade condicional, disse seu advogado nesta quinta-feira.

"Fomos informados pela comissão de liberdade condicional que a audiência será realizada em 31 de março", disse Julian Knight à AFP.

Pistorius, agora com 36 anos, matou Reeva Steenkamp em 2013 nas primeiras horas do Dia dos Namorados, disparando quatro vezes contra a porta do banheiro de sua casa em Pretória.

O ex-atleta, que sofreu amputação abaixo dos dois joelhos, sempre negou ter matado sua parceira em um ataque de raiva, alegando tê-la confundido com um assaltante.

Conhecido em todo o mundo como o "Blade Runner", por causa de suas próteses de fibra de carbono, ele foi condenado a 13 anos de prisãoNa África do Sul, os prisioneiros são automaticamente elegíveis para liberdade condicional depois de cumprir metade de sua pena.

A lei é a mesma para todos: "Oscar Pistorius não é exceção", disse a advogada dos pais de sua vítima, Tania Koen. 

De acordo com o procedimento que exige que a pessoa condenada se encontre com a vítima ou sua família, Oscar Pistorius se encontrou com os pais de Reeva Steenkamp no início de julho.

A decisão sobre a liberdade condicional é geralmente conhecida no dia da audiência ou um dia depois, e "se a decisão for negativa, o detido tem o direito de solicitar uma revisão aos tribunais", disse Knight.

Pistorius foi inicialmente condenado a seis anos de prisão, mas a sentença foi aumentada para 13 anos depois que o Estado apelou da primeira condenação, alegando que era muito indulgente.