Dejan Lovren anuncia a aposentadoria da seleção croata
"Chegou a hora de dizer meu último adeus à seleção croata", disse Lovren em mensagem publicada pela Federação Croata de Futebol.
Lovren acrescentou que tomou essa decisão "com o coração aberto e depois de muita consideração".
O jogador de 33 anos jogou 14 anos pela seleção croata. O zagueiro foi fundamental para as grandes campanhas da Croácia na Copa do Mundo, chegando ao segundo lugar na Rússia em 2018 e a terceira colocação no Catar no ano passado.
"Quando criança, eu sonhava em jogar em grandes torneios e vestir aquela camisa vermelha e branca. Vesti pela primeira vez quando tinha nove anos e nunca vou esquecer aquela sensação especial - - como vestir a capa do Super-Homem", disse Lovren.
Polêmicas fora do campo
O zagueiro foi duramente criticado no ano passado, depois de ser filmado cantando uma música croata que traz um slogan pró-nazista da Segunda Guerra Mundial, mas Lovren insistiu que a música "não era fascista".
O jogador também alegou ter sido mal interpretado depois de twittar uma foto que parecia mostrá-lo cancelando sua assinatura do Disney+ logo após a empresa de mídia americana deixar clara sua oposição à legislação 'Don't Say Gay' da Flórida.
Lovren começou sua carreira no Dinamo Zagreb antes de se mudar para o exterior - primeiro para o Lyon e depois para o Southampton, antes de uma passagem memorável pelo Liverpool, onde conquistou os títulos da Premier League e da Champions League.
Lovren mais tarde passou três temporadas no Zenit em São Petersburgo antes de retornar ao Lyon em janeiro.