Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Diretor da seleção alemã, Oliver Bierhoff deixa cargo após fiasco no Catar

Diretor da seleção alemã, Oliver Bierhoff deixa cargo após fiasco no Catar
Diretor da seleção alemã, Oliver Bierhoff deixa cargo após fiasco no CatarProfimedia
O ex-jogador alemão Oliver Bierhoff pediu demissão de seu cargo como diretor da seleção – cargo que ocupava há 18 anos – após a segunda eliminação seguida da Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo.

Bierhoff ajudou a Alemanha a conquistar o último de seus quatro títulos da Copa, em 2014, mas foi severamente criticado após o fracasso no Catar.

"Ele estará sempre ligado ao sucesso da Copa do Mundo no Brasil", disse o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Bernd Neuendorf. "Mesmo em tempos turbulentos, ele sempre seguiu objetivos e visões", acrescentou.

A Alemanha foi eliminada depois de perder para o Japão, empatar com a Espanha e vencer a Costa Rica no Grupo E do Mundial.

Os alemães também haviam caído da Copa do Mundo de 2018 na mesma fase e não conseguiram passar das oitavas de final na Euro 2020.

Flick não gostou da demissão

O técnico da Alemanha, Hansi Flick, que assumiu depois da Eurocopa disputada ano passado, disse que a saída de Bierhoff foi um grande golpe.

"É difícil para minha comissão técnica e para mim imaginar como a lacuna criada pela saída de Oliver pode ser preenchida tanto em nível esportivo quanto pessoal", disse Flick em uma declaração.

"Nossa cooperação sempre foi marcada por lealdade, espírito de equipe e confiabilidade. A solidariedade era o DNA da equipe", acrescentou o treinador.

A relação dos dois é antiga. Flick também havia trabalhado com Bierhoff quando era assistente técnico da Alemanha do antecessor Joachim Löw, entre 2006 e 2014, e durante um breve período como diretor esportivo da DFB.

Os dirigentes do futebol alemão realizarão uma primeira reunião na quarta-feira (7) para analisar os desempenhos recentes e para planejar melhorias antes da Euro 2024, que será disputada na Alemanha.