Diretor do Santos fala em "interesse mútuo" para repatriar Neymar em entrevista ao Flashscore
Na tarde desta quinta-feira (21), novas entrevistas aconteceram, desta vez à beira mar, sob o comando de Ricardo Oliveira Duarte, Audio Country Manager do Flashscore Brasil.
Para acompanhar a transmissão, basta reproduzir o player abaixo ou acessar o canal do Flashscore no YouTube.
Na conversa com Gonçalves (a partir de 47 minutos), foi inevitável o questionamento sobre o retorno de Neymar ao Santos, aproveitando que o jogador tem contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até o meio de 2025. Especula-se, inclusive, que a rescisão de contrato entre as partes pode fazer o ex-jogador do próprio Santos e do Barcelona desembarcar na Vila Belmiro já em janeiro.
"O Neymar tem um poder econômico incrível por onde passa. Existe o interesse do Santos e também dele. Se vier, não preciso ter muita preocupação com a parte financeira. Ele se paga sozinho, somente com sua presença, com venda de camisas, ingressos, etc. Mas é uma operação complexa, que não depende somente do clube ou do jogador", explica o diretor.
Cria da Vila
A relação de Neymar com o Santos, clube que o revelou, favorece o possível retorno, que foi dado como certo, no início desta semana, pelo jornalista argentino César Luis Merlo. No clube da Vila Belmiro, Neymar estaria em casa, dentro de um ambiente que ele conhece bem e se sente confortável, inclusive pensando no seu retorno para a Seleção Brasileira, de olho na Copa do Mundo de 2026.
O retorno de Neymar ao Santos seria ainda mais especial em 2025, ano em que o clube retorna à elite do futebol brasileiro. Se tudo der certo, a mítica camisa 10, que por anos foi de Pelé, teria um novo e conhecido dono. A camisa, durante a Série B, foi suspensa e pode voltar a ser usada por um dos maiores ídolos do clube.
O cenário perfeito é o retorno o mais breve possível, com Neymar defendendo o clube do coração nos últimos anos de carreira, com sua presença no Peixe seguindo presente mesmo após aposentar as chuteiras. Este novo momento poderia render um importante retorno financeiro e midiático ao Alvinegro Praiano, com Neymar agora atuando fora dos gramados, atraindo investidores interessados em ter clube e jogador como parceiros.
No Al-Hilal, Neymar fez apenas cinco jogos antes de sofrer uma grave lesão no joelho defendendo a Seleção, fazendo boa parte da sua recuperação no Brasil. Depois de 369 dias afastado dos gramados, Neymar voltou a jogar, mas sofreu nova lesão logo no segundo jogo após se recuperar.
A situação voltou a deixá-lo fora de combate, com o tratamento também acontecendo no seu país de origem. Durante boa parte de sua recuperação, Neymar esteve em Santos, comparecendo a jogos do Peixe e marcando presença no vestiário, reencontrando funcionários e sendo muito bem recebido pela diretoria, elenco e torcida, que espera ansiosamente pela sua volta.
Retorno promete cofres cheios
O Santos já vislumbra os cofres cheios caso o acerto se confirme, dependendo de uma rescisão amigável do jogador com o Al-Hilal.
"No nosso acordo com a Libra indica que 40% do valor total é igualitários, 30% é por ranking e outros 30% por audiência. Essa audiência, com a presença do Neymar, pode fazer o Santos receber um valor extra de R$ 40 milhões a R$ 60 milhões por ano, fora outras receitas que serão geradas", analisa.
Os benefícios entre as partes seriam mútuos, não somente dentro de campo, mas também quando o jogador se aposentar, algo que já é pensado pelo staff do jogador. "Essa parceria tem tudo para acontecer, inclusive quando ele deixar de jogar. São marcas associadas, assim como Santos e Pelé. Já existe um projeto pensado nisso e espero que aconteça. Ele é um atleta excepcional, o conheço desde que jogava futebol de salão", conta o dirigente.
Entrevistados
Carter Batista, influenciador do canal "Esse dia foi louco", foi um dos entrevistados, assim como Alex Santiago, presidente do Fortaleza, Lindainês Santos, coordenadora de conteúdo do Sport, Alexandre Vasconcellos, Regional Manager do Flashscore no Brasil e Artur Lobo, organizador da Confut, também serão entrevistados.
O Flashscore é um dos parceiros da Confut Nordeste, que começou na última quarta (20) e vai até esta sexta-feira (22). Durante os três dias, receberemos presidentes, diretores e outras figuras relevantes do futebol brasileiro.