Djokovic conquista seu 10º Aberto da Austrália e iguala os 22 Grand Slams de Nadal
Em uma revanche da decisão do Aberto da França de 2021, Djokovic venceu por 6-3, 7-6 (4) e 7-6 (5) na Rod Laver Arena para recuperar o primeiro lugar no ranking mundial e novamente interromper o sonho de Tsitsipas, que segue em busca de seu primeiro Major no circuito.
A atmosfera na Arena era contagiante. Mas a torcida muitas vezes foi indisciplinada. Sérvios e gregos berravam nas arquibancadas como se estivessem apoiando times de futebol.
Veja como foi a vitória de Novak Djkovic sobre Stefanos Tsitsipas
No final, os gritos de "Nole! Nole" prevaleceram quando Djokovic abriu uma vantagem de 5 a 0 no tiebreak decisivo e fechou a partida com um forte forehand, impedindo uma resposta do adversário grego.
Em êxtase com a vitória, o sérvio bateu no peito, avançando à rede para apertar a mão de Tsitsipas e depois pular nas arquibancadas da Rod Laver Arena, onde abraçou sua mãe e chorou.
O triunfo de Djokovic foi a redenção final um ano depois de sua deportação da Austrália na véspera do Grand Slam devido à falta de vacinação contra o COVID-19.
Esse episódio sombrio pareceu história neste domingo (29), com o sérvio recebendo os aplausos de seus fanáticos torcedores sérvios após vencer o choque de gerações com Tsitsipas. A vitória na Rod Laver Arena também simbolizou um feito histórico para Djokovic, que chegou à 22ª conquista de Grand Slam da carreira, igualando o recorde de Rafael Nadal.