Domingo da NBA: Lakers sofrem virada no final para os Trail Blazers
O Portland buscou uma desvantagem de oito pontos nos cinco minutos finais e ficou com a vitória por 106 a 104 depois que a estrela dos Lakers, LeBron James, errou um arremesso no estouro do cronômetro.
Russell Westbrook desperdiçou dois arremessos também nos minutos finais. Lillard, por outro lado, tirava três pontos do placar a cada ataque. Em um deles, Lillard acertou um stepback com 12,4 segundos restantes e colocou o Portland na frente por 104 a 102.
James respondeu com uma enterrada para empatar, mas Grant passou por James para marcar contra um indefeso Anthony Davis no garrafão.
Lillard marcou 12 de seus pontos no último quarto e acertou seis de 13 tentativas de três pontos.
“Um dos nossos maiores pontos fortes nestes três primeiros jogos foi apenas manter-se firme, mostrando muita resiliência e confiança uns nos outros, mesmo após esses colapsos”, disse Lillard.
"Tivemos algumas falhas de comunicação em todos os quartos do jogo. Acho que nos últimos minutos, mais uma vez, conseguimos nos esforçar e mostrar alguma confiança. Conseguimos parar e não virar a bola".
Os Lakers acertaram apenas seis arremessos de três pontos em 33 tentativas, com as dificuldades de arremesso que os perseguiam no início de sua primeira temporada sob o comando do técnico Darvin Ham ainda incomodando.
LeBron James terminou com 31 pontos. Davis somou 22 pontos, 10 rebotes e seis tocos.
Críticas a Westbrook
Westbrook, sob críticas depois de marcar apenas dois pontos na derrota de quinta-feira (20) para o Los Angeles Clippers, terminou com 10 pontos, seis rebotes e seis assistências.
Após o jogo, James foi rápido em encerrar as perguntas dos repórteres depois que foi perguntado sobrte a tomada de decisão de Westbrook no final do jogo, principalmente a tentativa fracassada de arremesso com 18 segundos restantes de posse de bola.
"Não estou aqui para fazer isso", disse James, que afirmou que os Lakers tiveram as mesmas oportunidades de chute no final do jogo que anteriormente.
"Só não os fiz", disse James. "(Westbrook) tem uma boa forma e não foi capaz de derrubá-los. Defensivamente, não conseguimos pará-los. E Lillard foi Lillard na reta final."
O atual campeão da NBA, Golden State Warriors, derrotou o Sacramento Kings, ainda sem vencer na temporada, por 130 a 125. Os Warriors venceram em casa com 33 pontos de Stephen Curry, enquanto Andrew Wiggins e o reserva Jordan Poole somaram 24 cada.
Cleveland e Utah conquistaram vitórias na prorrogação. Cleveland abriu vantagem nos minutos extras para vencer o Washington Wizards por 117 a 107, enquanto o Jazz chegou a uma campanha 3-0 na temporada após uma vitória por 122 a 121 sobre os Pelicans em Nova Orleans.
A bandeja de Kelly Olynyk com 3,1 segundos restantes na prorrogação foi a jogada da vitória para Utah. Depois, C.J. McCollum, dos Pelicans, perdeu um arremesso no estouro do cronômetro.
Jordan Clarkson, de Utah, empatou duas vezes nos últimos segundos do tempo regulamentar, com sua cesta de três pontos forçando a prorrogação com um placar de 110 a 110.
Lauri Markkanen liderou o Jazz com um duplo-duplo de 31 pontos e 12 rebotes. Olynyk somou 20 pontos e Clarkson fez 18.
McCollum marcou 28 pontos para o Pelicans, que viu o pivô Brandon Ingram sair no final do primeiro quarto com sintomas semelhantes a uma concussão depois de levar um golpe no rosto do companheiro de equipe Naji Marshall.
Donovan Mitchell, fazendo sua estreia em casa pelo Cleveland Cavaliers depois de chegar em uma troca cheia de expectativas vindo de Utah no mês passado, marcou sete de seus 37 pontos na prorrogação e deu a vitória aos Cavs.
Mitchell converteu uma jogada de três pontos e fez um roubo de bola nos dois minutos finais da prorrogação.
Anthony Edwards marcou 30 pontos e pegou 11 rebotes, enquanto Rudy Gobert fez 15 pontos e 15 rebotes para dar a vitória ao Minnesota Timberwolves sobre o mandante Oklahoma City Thunder por 116 a 106.
Devin Booker marcou 35 pontos e foi o cestinha do jogo para liderar o Phoenix na vitória fora de casa contra os Los Angeles Clippers por 112 a 95.