Dorival Jr. vence grande título 12 anos após taça com Santos de Neymar
Com a conquista do Flamengo sobre o Corinthians, o treinador volta a levantar a taça da Copa do Brasil após 12 anos. Em 2010, o Santos de Dorival encantou o país com Neymar, Paulo Henrique Ganso e cia.
Naquela campanha, os Meninos da Vila aplicaram goleadas inesquecíveis como os 10 a 0 sobre o Naviraiense-MS, na primeira fase, e os 8 a 1 sobre o Guarani, nas oitavas de final. A equipe de Dorival ainda passou por Atlético-MG e Grêmio antes de superar o Vitória na final, com triunfo de 2 a 0 na Vila Belmiro e derrota por 2 a 1 no Barradão.
Ao todo, o Santos marcou 39 gols em 11 jogos na Copa do Brasil de 2010. O clube teve o artilheiro da competição, Neymar (11 gols), e também o vice-artilheiro, André, que dividiu o posto com Jonas, do Grêmio — ambos com oito.
Em 2022, um time de Dorival Júnior volta a conquistar a Copa do Brasil com um futebol ofensivo e envolvente, repleto de craques. É claro que os números da campanha (13 gols em nove jogos) não são tão expressivos quanto os daquele Santos, mas as jogadas de Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Gabigol carregam a marca do treinador.
Polêmica com Neymar
Apesar dos 60 anos, Dorival contraria o estereótipo de ultrapassado que recai sobre técnicos que estão na estrada há muitos anos. E se a qualidade do técnico nunca foi alvo de grandes dúvidas, faltava conquistar outro título de expressão, já que o troféu com o Santos em 2010 havia sido o único — ele ganhou também a Recopa Sul-Americana de 2011 com o Internacional, além de estaduais com diversos clubes.
A galeria de títulos de Dorival com aquele Santos poderia até ser maior. Ainda em 2010, no entanto, ele se envolveu em uma briga com a grande estrela da companhia, Neymar, e acabou demitido pela diretoria santista. Na ocasião, em uma partida do Brasileirão contra o Atlético-GO, o craque ficou indignado após o técnico ordenar que um pênalti fosse batido pelo atacante Marcel, que acabou convertendo a cobrança.
Consagração
No ano seguinte, sob o comando de Muricy Ramalho, o Santos faturou a Copa Libertadores com a base do time que Dorival Júnior ajudou a montar. Além das estrelas Ganso e Neymar, jogadores como Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Arouca já estavam presentes na conquista nacional.
Flamengo, Santos e Inter à parte, o técnico treinou quase todos os grandes clubes do futebol brasileiro. Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco fazem parte do currículo de Dorival, que agora se firma de vez entre os principais do país. O treinador pode ampliar sua grandeza com a conquista da Libertadores, que escapou em 2011, caso supere o Athletico-PR na decisão do próximo dia 29.