Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dupla de uruguaios pode fazer a diferença na final da Libertadores

Terans e Arrascaeta estão na pré-lista do Uruguai para a Copa do Mundo do Catar
Terans e Arrascaeta estão na pré-lista do Uruguai para a Copa do Mundo do CatarProfimedia
O "cérebro" de Flamengo e Athletico, finalistas da Copa Libertadores, nesno próximo te sábado, às 15h, tem sotaque e origem bem definidos. Os uruguaios Arrascaeta, pelo lado carioca, e David Terans, do Furacão, terão a missão de serem os principais articuladores de suas equipes na partida de jogo único que vai definir o novo campeão da América, com vaga na próxima edição do Mundial de clubes. Os dois estão na pré-lista do Uruguai para a Copa do Mundo do Catar. Além de conterrâneos, são amigos.

Apesar dos salários e projeção no cenário nacional serem distintos, os dois carregam a mesma responsabilidade de corresponder ao peso de um "10". Informações de bastidores dão conta de que a dupla pode atuar junta em 2023 e não seria na celeste olímpica. O Flamengo teria sondado Terans, que tem contrato com o clube do Paraná até 2025. O time do Rio de Janeiro precisaria desembolar uma quantia de US$ 5 milhões para contar com Terans no seu elenco, apostando que seu bom desempenho seguiria firme e forte em novo território.

Confira os jogos da Taça Libertadores

Terans (28) teve peso direto na presença do Athletico na final ao marcar o gol decisivo, contra o Palmeiras, na semifinal, depois de sair do banco de reservas. O tento veio aos 39 minutos do segundo tempo para fazer o time de Curitiba estar novamente em uma final continental depois de marcar presença na decisão da Sul-Americana de 2021. 

Acompanhe a final pelo Flashscore

Terans está em sua segunda temporada no Athletico, conseguindo no clube números bem superiores aos que teve no Atlético Mineiro por dois anos (2018 e 2019). Depois de defender o Peñarol em 2020 (16 gols em 29 jogos), em 2021 ele somou 44 jogos, nove gols e oito assistências. 

Em 2022, melhorou suas marcas. São 47 jogos, 14 gols e seis assistências, que lhe renderam convocação por duas oportunidades para a seleção do Uruguai nas eliminatórias.Em parte da atual temporada, ele chegou a perder posição, sem deixar de ter sua relevância reconhecida pelo técnico Felipão. 

"Sabemos que o Terans é muito importante. Já mostrou o quanto é importante jogando e às vezes ficando no banco. É um jogador ótimo, mas em algumas oportunidades, por alguma coisa ou outra, deixo um pouco de lado, uso menos início e mais no fim dos jogo para compor alguma situação", admitiu o treinador. 

Fazendo estragos por onde passou

Arrascaeta tem uma passagem de maior peso pelo futebol brasileiro, desde os seus tempos de Cruzeiro (2015 a 2018), quando virou referência ofensiva e ídolo da Raposa. Isso antes da saída conturbada para o Flamengo em 2019. Não demorou para Arrasca se firmar no time rubro-negro e fazer valer o esforço e investimento da diretoria. Em 2019, foram 52 jogos, 18 gols e 17 assistências. 

No ano seguinte, as marcas foram de 50 jogos, 12 gols e 12 assistências antes de um 2021 com menos jogos (35) para nove gols e 12 assistências.Em 2022, o meia soma o maior número de apresentações pelo Flamengo (54), tendo anotado 12 gols e dado 13 assistências. 

Por mais que o flamenguista tenha números mais expressivos e esteja mais próximo da Copa do Mundo, não há dúvidas sobre o poder de decisão de ambos em uma final de jogo único, onde em um piscar de olhos, um passe ou chute de média distância pode fazer total diferença no resultado final.