"É irreal": Atacante neozelandês se junta a Cristiano Ronaldo em lista de artilheiros
O irlandês Garbhan Coughlan, 31 anos, marcou 42 gols no ano passado como atacante do Cashmere Technical, clube de Christchurch que joga na liga nacional da Nova Zelândia.
Sua contagem o colocou em quinto lugar, atrás de Ronaldo, Kylian Mbappé, Harry Kane e Haaland, na lista global de artilheiros para 2023, compilada pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
"É bastante irreal, para ser honesto", disse ele à AFP.
Cinco vezes vencedor da Bola de Ouro, Ronaldo encabeçou a lista com 54 gols, seguido pelo capitão da França, Mbappé, e pelo capitão da Inglaterra, Kane, ambos com 52, enquanto o norueguês Haaland, goleador do Manchester City, marcou 50.
Enquanto Ronaldo, 38 anos, alcançou sua marca jogando pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita, e por Portugal, e Mbapppé balançou as redes pelo Paris Saint-Germain e pela França, todos os gols de Coughlan foram marcados pelo seu clube.
Os 42 gols incluem 39 em jogos da liga, o maior número de gols marcados no ano passado em uma competição nacional. Os outros três gols de Coughlan foram marcados na copa nacional.
A lista de nomes repleta de estrelas, incluindo o seu próprio, certamente será exibida com destaque na casa de Coughlan.
"Brinquei com minha parceira Hayley. Vou emoldurá-la junto com uma camisa e colocá-la na parede. É algo para se lembrar para sempre."
Coughlan, de Limerick, era fã de Ronaldo enquanto crescia jogando futebol na Irlanda.
Ele disse que Haaland, de 23 anos, era "tão bom quanto possível" para um atacante depois que o astro norueguês marcou 40 gols na Liga dos Campeões em seus primeiros 35 jogos na Europa.
"É um pouco estranho", admitiu Coughlan. "Ter meu nome mencionado ao mesmo tempo que o deles - é muito legal."
Depois de representar as universidades da Irlanda em 2015, recebeu uma oferta para jogar na Nova Zelândia. Uma estadia planejada de seis meses tornou-se permanente.
Ele disse que seu número de gols em 2023 começou com quatro no jogo de abertura do Cashmere na última temporada.
"Isso me deu um bom começo", acrescentou.
"Não pensei muito sobre isso no decorrer da temporada, você simplesmente continua jogando.
"Nosso gerente acompanhava as estatísticas, que eu olhava de vez em quando, mas nunca pensei que marcaria o maior número de gols da liga no mundo. É uma loucura."
Embora o rugby seja o principal esporte da Nova Zelândia, o futebol está crescendo, com cerca de 145.000 jogadores registrados em 2022.